Escola EB 1,2,3/PE Bartolomeu Perestrelo (Funchal)

Escalão: 2º Escalão

A velhinha Bartolomeu

Idade do(s) aluno(s):

10 anos

Elaboração do trabalho:

Visão global do trabalho:

Pormenores do trabalho:

Fotografia que serviu de inspiração:

Memória Descritiva:

MEMÓRIA DESCRITIVA O Projeto: “Roupas Usadas Não Estão Acabadas” foi apresentado às turmas um (18 alunos) e quatro (16 alunos) do quinto ano. Depois de lido o regulamento, os alunos decidiram aceitar o DESAFIO 2 Criar com estilo | desafio criativo “Eco-Escolas em Tecido“. Nas aulas, foi abordada a temática da reutilização/ reciclagem têxtil, dialogando acerca das soluções para o correto encaminhamento destes resíduos, e logo se percebeu que todos queriam colaborar, contribuindo com tecidos usados, em fim de vida, materiais que todos tinham ao seu dispor. Ao pensarmos na escolha dos elementos/partes para representarmos a nossa escola, surgiu a ideia de apresentarmos, não este atual edifício (novo), mas sim o antigo edifício, que outrora abrigou a “Velhinha Escola Bartolomeu”. Apesar de se encontrar em ruínas, é o verdadeiro ex-líbris da nossa escola. Este centenário e imponente edifício era um antigo seminário, conhecido como o “Edifício Verde” da Calçada da Encarnação, o qual faz parte das memórias dos nossos antepassados, pais e avós. Deu-se início ao processo criativo, na qual os alunos realizaram registos gráficos - desenhos de observação direta, da maqueta do referido edifício (que se encontra hoje em lugar de destaque na nossa escola), de modo a adquirirem a compreensão das formas, dos pormenores e dos espaços a representar. A esta fase de esboços, seguiu-se uma pequena investigação, na qual os alunos pesquisaram, através do tablet, fotografias, em diferentes perspetivas do antigo edifício. Foram escolhidas as imagens mais adequadas a serem recriadas em tecido, para de seguida através de papel vegetal, se simplificar as formas a trabalhar. De seguida fez-se a passagem do desenho dos elementos principais para o cartão A3. Depois fez-se a seleção dos retalhos/ tecidos a utilizar. Fizeram-se moldes e utilizou-se o papel vegetal e o papel químico para a transposição das formas para os tecidos. As outras técnicas utilizadas, foram o recorte e a colagem no suporte de cartão. Concluídos os trabalhos, procedeu-se ao difícil processo de seleção do melhor projeto, considerando os requisitos e objetivos pretendidos. De salientar que este trabalho foi muito do agrado dos alunos e os resultados ultrapassaram as expetativas, não só pela qualidade apresentada, mas por todo o empenho demonstrado ao longo de todo o processo. O trabalho foi coordenado pela professora Alcina Ferreira com os alunos das turmas 1 e 4 do 5º ano.