Escola Básica da Azambuja (Azambuja)

Escalão: 2.º Escalão

Capa do livro “Capuchinho Vermelho”

Idade do(s) aluno(s):

6.º Ano

Elaboração do trabalho:

Visão global do trabalho:

Pormenores do trabalho:

Fotografia que serviu de inspiração:

Memória Descritiva:

Trabalho: Capa do livro “Capuchinho Vermelho” Aluna: Joana Ferreira Turma: 6.º D Disciplina: ProjetArte Professora: Hortênsia Monteiro No âmbito do desafio “Roupas Usadas Não Estão Acabadas”, a turma do 6.º ano D, recriou a capa do conto tradicional “Capuchinho Vermelho”, utilizando exclusivamente tecidos reutilizados de roupas usadas. O objetivo deste projeto foi estimular a criatividade, a consciência ambiental e a valorização de materiais reaproveitáveis, promovendo a sustentabilidade através da arte. A composição foi elaborada em formato A3, recorrendo a diferentes texturas, cores e padrões de tecidos antigos para representar os elementos principais da narrativa. O fundo azul representa o céu, feito com tecido acetinado que confere profundidade ao cenário. Nuvens brancas de tecido de algodão recortado completam a paisagem. As árvores da floresta foram construídas com retalhos verdes rendados, criando uma textura rica e sugerindo folhagens. Os troncos foram recortados de tecidos escuros, simulando a madeira. A personagem principal, o Capuchinho Vermelho, foi representada com tecidos vermelhos e brancos de padrão xadrez, remetendo ao avental e capuz característicos do conto. À esquerda da personagem, vê-se a figura do lobo, estrategicamente escondido atrás de uma árvore, elaborado com tecido cinzento. À direita, a casa da avó foi feita com tecido amarelo e aplicações floridas na janela, dando um toque acolhedor. A figura da avó foi montada com tecidos brancos e pequenos detalhes para o rosto e cabelo. O título “Capuchinho Vermelho” foi recortado em tecido xadrez vermelho e branco, mantendo a coerência visual com a roupa da personagem principal, e aplicado sobre nuvens no topo da composição. Cada aluno da turma realizou individualmente o seu trabalho. No final a turma elegeu o que considerou estar mais de acordo com as orientações apresentadas. Este projeto foi realizado valorizando a reutilização de materiais e a expressão artística como forma de recontar uma história clássica de forma original e sustentável.