Escola Básica da Azambuja (Azambuja)
Escalão: 2.º Escalão
Capa do livro “Capuchinho Vermelho”
Idade do(s) aluno(s):
6.º Ano
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
Trabalho: Capa do livro “Capuchinho Vermelho”
Aluna: Joana Ferreira
Turma: 6.º D
Disciplina: ProjetArte
Professora: Hortênsia Monteiro
No âmbito do desafio “Roupas Usadas Não Estão Acabadas”, a turma do 6.º ano D, recriou a capa do conto tradicional “Capuchinho Vermelho”, utilizando exclusivamente tecidos reutilizados de roupas usadas. O objetivo deste projeto foi estimular a criatividade, a consciência ambiental e a valorização de materiais reaproveitáveis, promovendo a sustentabilidade através da arte.
A composição foi elaborada em formato A3, recorrendo a diferentes texturas, cores e padrões de tecidos antigos para representar os elementos principais da narrativa. O fundo azul representa o céu, feito com tecido acetinado que confere profundidade ao cenário. Nuvens brancas de tecido de algodão recortado completam a paisagem.
As árvores da floresta foram construídas com retalhos verdes rendados, criando uma textura rica e sugerindo folhagens. Os troncos foram recortados de tecidos escuros, simulando a madeira. A personagem principal, o Capuchinho Vermelho, foi representada com tecidos vermelhos e brancos de padrão xadrez, remetendo ao avental e capuz característicos do conto.
À esquerda da personagem, vê-se a figura do lobo, estrategicamente escondido atrás de uma árvore, elaborado com tecido cinzento. À direita, a casa da avó foi feita com tecido amarelo e aplicações floridas na janela, dando um toque acolhedor. A figura da avó foi montada com tecidos brancos e pequenos detalhes para o rosto e cabelo.
O título “Capuchinho Vermelho” foi recortado em tecido xadrez vermelho e branco, mantendo a coerência visual com a roupa da personagem principal, e aplicado sobre nuvens no topo da composição.
Cada aluno da turma realizou individualmente o seu trabalho. No final a turma elegeu o que considerou estar mais de acordo com as orientações apresentadas. Este projeto foi realizado valorizando a reutilização de materiais e a expressão artística como forma de recontar uma história clássica de forma original e sustentável.