Escola EB 2,3/S de Alfândega da Fé (Alfandega da Fé)

Escalão: 2º Escalão

Paisagem "Lagos do Sabor".

Idade:

11-13 anos

Elaboração do trabalho:

Visão global do trabalho:

Pormenores do trabalho:

Fotografia que serviu de inspiração:

Memória Descritiva:

INTERVENIENTES: Escola EB 2,3/S de Alfândega da Fé Alunos das turmas A e B dos 5º e 6º anos: 50 alunos com idades de 10 a 12 anos e 5 alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem. Coordenação deste Projeto: docente coordenador do Programa Eco-escolas como docente de Ciências Naturais, em colaboração com um professor dos 5º e 6º anos de Educação Visual, Educação Tecnológica e Complemento à Educação Artística e três professores de Educação Especial, do Centro de Apoio à Aprendizagem. METODOLOGIA / ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS - Seleção realizada pelos alunos intervenientes, após pesquisa na internet sobre paisagens naturais locais, em Ciências Naturais. Os alunos escolheram uma paisagem, por consideraram ser mais adequada e atrativa ao projeto que iriam desenvolver e também porque existem no concelho paisagens naturais de grande beleza e atração turística, em especial, as relacionadas com os Lagos do Sabor, que surgiram após a construção da Barragem Hidroelétrica do Rio Sabor. Os vários trabalhos desenvolvidos pelos alunos, respeitando o regulamento do desafio, implicaram uma atividade de pesquisa inicial sobre reutilização sustentável de resíduos e paisagens naturais locais. A seguir, procedeu-se à sua elaboração e finalmente a uma discussão sobre a seleção de qual dos trabalhos seria representado no desafio, quer pelas turmas dos 5º e 6º ano, quer pelos alunos do CAA. Os vários trabalhos tiveram início em março e foram concluídos em abril. Os alunos desenvolveram trabalhos diversificados e criativos, utilizando principalmente tecidos de roupas usadas com texturas, cores e brilhos diversos e pontualmene outros materiais como colas, tintas, … . Os projetos escolhidos para Ilustração em collage, resultaram da discussão e interpretação da pesquisa inicial. Foi discutida a importância da reutilização da roupa usada para fins sociais, pedagógicos e ambientais e foi selecionada uma paisagem que serviu de base à elaboração dos projetos elaborados pelos alunos. Concluídos os trabalhos, professores e alunos ficaram tão satisfeitos com o resultado, que foi difícil selecionar o trabalho a indicar para o desafio. Mas teve que ser! O trabalho escolhido, em mútuo acordo entre professores e alunos, como vencedor, foi o dos alunos do CAA.