Escola Básica dos Castanheiros (Odivelas)

Escalão: 2º Escalão

Fonte dos passarinhos-Caneças

Idade:

13 anos

Elaboração do trabalho:

Visão global do trabalho:

Pormenores do trabalho:

Fotografia que serviu de inspiração:

Memória Descritiva:

Memória descritiva “Roupas usadas não estão acabadas” “Criar com Estilo” Paisagens da Minha Terra em Tecido No âmbito do projeto do Eco Escolas, foi-nos apresentada, a proposta em participar na 10ª Edição do projeto “Roupas Usadas Não Estão Acabadas”. O desafio foi aceite com entusiasmo, pelo facto de sabermos como é importante chamar a atenção de toda a comunidade do desperdício instalado na sociedade de consumo em que vivemos, e como é possível do velho trapo, transformar com criatividade e fazer renascer algo novo e utilitário de forma a minimizar o problema em questão. Para iniciar o projeto, foi necessário fazer uma sensibilização à comunidade escolar, de forma a contribuir e a participar no projeto. Foi difícil conciliar os horários dos alunos, dos professores e dos funcionários da escola para concretizar o projeto, mas com esforço e perseverança conseguiu – se ultrapassar e criar um pequeno grupo de trabalho para participar no projeto. Participaram no projeto quatro elementos da comunidade educativa: uma aluna do 7ºano de escolaridade, com treze anos de idade, duas auxiliares da açâo educativa e um professora da disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Pelo facto, de Caneças ser uma simpática vila com um rico património cultural, a aluna propôs a representação de uma paisagem patrimonial e simbólica da Vila de Caneças, “A Fonte dos Passarinhos” e selecionou de imediato a fotografia do local. Depois da recolha de diversos tecidos das roupas usadas, de restos de tecidos e de outros elementos reutilizáveis, foram selecionados de forma criteriosa os padrões dos tecidos, adequados a aplicar. O padrão tradicional das bilhas, a pega da bilha feita com fitas de seda colocadas no interior das peças de roupa com o objetivo de servir para pendurar, restos de renda, restos de galão de uma camisa, botões antigos de casaquinhos de bebé, fraldas de pano de bebé, que serviram posteriormente para limpar pincéis de pintura, aplicado como fundo da fonte. O coração azul, ao centro da fonte, que simboliza a água das fontes de Caneças, a tradição, a alegria e o orgulho do povo. Na realização do trabalho final e na sua composição foram utilizadas diversas técnicas: técnica do recorte do tecido com tesoura, técnica de costura simples (ponto de alinhavo), como coser um botão, técnica de colagem de tecido. Relativamente à composição do trabalho, a preocupação foi criar algo inspirado na imagem da paisagem escolhida e não uma simples reprodução. Houve a preocupação de aplicar cores e padrões contrastantes e realçar a forma das bilhas, símbolo da Vila de Caneças destacando a importância da água em tempos longínquos, com cores contrastantes e padrão tradicional. Foi, sem dúvida, o empenho e a criatividade de todos os envolvidos que levou ao resultado final do trabalho apresentado. A professora coordenadora deste projeto Martinha Soares