Centro Escolar de Valbom (Gondomar)
Escalão: 1º Escalão
Gramido
Idade:
Entre os 7 e os 10 anos
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
O trabalho realizado incidiu sobre uma fotografia da Casa Branca de Gramido, (local onde foi assinada a convenção de Gramido a 29 de Junho de 1847) Atual Museu da Filigrana situada na margem do rio Douro, na freguesia de Valbom.
A escolha desta imagem foi consensual, uma vez que é muito próxima da escola e todas as crianças/alunos conhecem o espaço.
Neste trabalho participaram 20 alunos do 1º ao 4º ano com a idade aproximada de 7 a 10 anos, da Escola básica de Valbom, com a orientação de dois docentes.
Feita a recolha de roupas usadas, um gesto comum nesta escola em que as famílias colaboram, partimos para a selecção da imagem de uma oferta variada que existe na internet.
O passo seguinte foi seleccionar que peças de roupa seriam usadas considerando a cor e a textura que melhor se adequavam à imagem. Nesta fase fomos mudando de ideias, uma vez que a oferta de material era grande. Assim definimos utilizar:
Um cordão metálico (de umas calças)
Botões usados( existentes na escola)
Fecho éclair (usado)
T-shirt branca (já danificada)
T-shirt laranja
t-shirt cinzenta
tecidos de calças, lenços e camisa.
As técnicas utilizadas no trabalho foi de tipo patchwork e colagem (botões).
Feita esta selecção começamos a recortar uma cópia da imagem, para dividir por partes (moldes), com estes moldes cortamos os tecidos e começamos a junta-los (tipo puzzle). De seguida pedimos a ajuda de um adulto para coser os tecidos na máquina de costura.
Durante este processo as crianças envolvidas davam sugestões de como dispor os tecidos e mudavam com frequência de opinião.
Contudo, a reter ficou a vivência e o conhecimento da possibilidade de reprodução de imagens com outros materiais, para além dos habituas utilizados na escola, assim como da potencialidade das cores e da textura dos tecidos reutilizados.
O resultado final foi uma agradável surpresa para os envolvidos.