Escola Secundária de Lagoa (Lagoa (Açores))
Escalão: 2º Escalão
Vista do Rei
Idade:
13
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
No âmbito do desafio criativo 2 “Paisagens da Minha Terra em Tecido” da atividade “Criar com Estilo”, a Escola Secundária de Lagoa teve o prazer de participar com algumas das suas turmas do 7.º ano de escolaridade da disciplina de Educação Visual.
Os tecidos em fim de vida utilizados no trabalho foram fruto de uma recolha que teve a participação de toda a comunidade escolar, de entre eles roupas, como calças e t-shirts, lençóis, cortinas, toalhas de banho, toalhas de mesa e retalhos.
Dos quarenta e três alunos e alunas envolvidos neste desafio, de idades compreendidas entre os doze e dezasseis anos, o trabalho selecionado para concurso pertence a uma aluna de treze anos de idade, número 5142, da turma A.
A aluna, muito proactiva e autónoma, fez uma pesquisa online para selecionar uma paisagem da ilha de São Miguel a seu gosto. A paisagem selecionada pela aluna foi da Vista do Rei, um ponto de vista turístico sobre a freguesia das Sete Cidades, da cidade de Ponta Delgada da ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores.
De seguida, a aluna utilizou um caixote para destacar um retângulo em formato A3, que utilizou como base de trabalho. Com uma folha de papel vegetal de formato A3, passou, com um lápis HB, as zonas de cor principais da paisagem selecionada. Tendo em conta as cores da paisagem, selecionou os tecidos com os tons e texturas que melhor se aproximavam da imagem final que pretendia. Começou por forrar o retângulo de cartão de formato A3 com um tecido branco e com a ajuda do papel vegetal, e utilizando a técnica do decalque e/ou recorte, delineou e recortou as formas pretendidas dos tecidos selecionados. A paisagem resultou da colagem dos tecidos por camadas, das zonas mais distantes da paisagem para as mais próximas, tendo a aluna finalizado alguns dos detalhes cosendo alguns retalhos para criar zonas de maior textura.
O trabalho final foi o resultado de várias experiências e tentativas de recriar uma das paisagens mais conhecidas de Portugal, tendo-o feito com dedicação e brio.
Materiais utilizados: tecidos em fim de vida, cartão, lápis de carvão, papel vegetal, tesoura, cola líquida, agulha e linhas.