Escola Básica de Atouguia da Baleia (Peniche)
Escalão: 2º Escalão
Cabo Carvoeiro, Peniche
Idade:
11/12 anos
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
No início do mês de maio os alunos do 6º ano das turmas C, E e F, na sua generalidade entre os 11 e os 12 anos, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, receberam o desafio da realização de um painel com reciclagem de tecidos, com colagem ou cosedura com linha.
A atividade foi dinamizada pela professora que demonstrou o corte de tecidos velhos, utilização de elementos como botões e fechos, união por colagem e costura, em demonstração prática e com visualização de apresentação criada como motivação para a referida atividade. Os alunos realizaram também um levantamento imagético das paisagens da região, tendo desenhado com o cuidado da representação das características morfológicas dos terrenos e aplicação de texturas e levantamento de cores mais necessárias.
Descrição do Painel Escolhido em votação, para apresentação a concurso: (Texto colaborativo do 6ºE)
O que é: um pequeno painel em formato A3 (42 x29cm) realizado com aproveitamentos de tecidos velhos e de roupa que já não servia para ser doada, representando o Cabo Carvoeiro, o farol e a Nau dos Corvos.
Porque fizemos: construí este painel para reaproveitar tecidos e roupas velhas que já não serviam para doar, e para participar no concurso Eco-Escolas “Desafio Criativo – Paisagens da Minhas Terra em Tecido ”. Ficámos a saber mais sobre o património natural e arquitetónico da nossa região, e descobrimos que com tecidos também se podem fazer e “pintar” quadros.
Como fizemos: depois de ver e ouvir a apresentação do concurso e as demonstrações práticas, investiguei sobre o património e as paisagens da na nossa região. Escolhi uma imagem. A seguir criei o projeto numa folha A3, a partir dessa imagem, onde desenhei com formas mais simplificadas e pintei para estudar as cores necessárias. A seguir construí o meu painel, com tecidos aproveitando tecidos dos aventais da minha mãe que é educadora, t-shirts, e umas calças antigas de veludo. Usei uma base de tecido mais grosso, em A3. Para colar todas as partes, usei cola. Tentei fazer muitas texturas para criar as rochas. Não foi muito fácil conseguir encontrar nos tecidos as cores que precisei. Fiz o mar com uma T-shirt da minha irmã mais velha.
Depois dos trabalhos todos prontos, escolhemos os mais bem conseguidos para serem expostos no placar EcoEscolas e para irem a este concurso.