Escola Básica e Secundária de Paredes (Paredes)
Escalão: 2º Escalão
Retalhos da nossa História
Idade:
11 /12
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
No âmbito das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, foi-nos apresentado no âmbito da Eco- escolas, o projeto Roupas Usadas Não Estão Acabadas 2022-23, e lançado o desafio 2, Criar com estilo | desafio criativo “Paisagens da Minha Terra em Tecido“. Este desafio subordinado ao tema “Paisagens da Minha Terra em Tecido” pressupõe a representação de uma paisagem da terra da nossa escola, utilizando as técnicas que consideramos mais adequadas para o efeito, utilizando têxteis em fim de vida, consciencializando os alunos para a política dos 3R’s. O trabalho foi elaborado de acordo com as regras pré- estabelecidas, em formato A3, posição horizontal, utilizando unicamente materiais reciclados.
A Escola Básica e Secundária de Paredes está localizada no coração da cidade de Paredes. O concelho de Paredes é uma região de contrastes paisagísticos, concentrando em si diferentes valores da natureza, do património construído e etnográfico, desencadeando nos seus habitantes e em quem o visita um misto de emoções e sensações memoráveis, entre os quais se destaca a Igreja Matriz Paredes, selecionada para a apresentação no concurso em causa.
A Igreja Matriz Paredes cuja construção remonta aos finais do século XIX, inaugurada em 1908 dois anos antes da Implantação da Republica. Esta igreja está inserida numa plataforma elevada, o que a torna imponente no meio paisagístico envolvente. É um edifício com tendência para a verticalidade, composta por nave e capela-mor, retangular, ladeada por torres sineiras quadrangulares, com pináculos nas extremidades, sobrepujadas por cúpulas piramidais, rematadas por cruz de ferro. As fachadas são rebocadas e caiadas de branco, com vãos e cunhais em cantaria. Ao longo da mesma podemos encontrar janelões retangulares em arco pleno.
Dados sobre a localização da obra: Cidade de Paredes, Avenida da República.
Nome da obra: “Retalhos da nossa História”
Idade dos alunos: 11anos
Número e envolvimento dos alunos: 2 alunos da turma 6ºF
Nomes: André Alves nº2 e Dinis Pacheco nº5
Técnicas e materiais utilizados (origem e tipo): fotografia, desenho a lápis de grafite, técnicas de pintura a lápis de cor, recorte e colagem. Foram utilizados vários materiais nomeadamente, máquina fotográfica, folhas de papel cavalinho A3, lápis de grafite, lápis de cor, tesoura, régua, papel vegetal, cola líquida, cola quente.
Intervenientes: Alunos de 6º ano da turma F, professor de Educação Visual/ Educação Tecnológica, trabalho colaborativo com os Encarregados de Educação.
Etapas da construção:
• Planificação do trabalho
• Seleção da paisagem/ monumentos a fotografar
• Seleção das melhores imagens
• Elaboração de esboços/ desenhos
• Seleção do melhor desenho
• Seleção de materiais a utilizar na construção do projeto
• Execução do projeto
Ao longo do projeto foram fotografadas as várias etapas até à fase final