Escola Básica do Ave (Póvoa de Lanhoso)
Escalão: 2º Escalão
Carvalho de Calvos
Idade:
11
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
DESCRIÇÃO:
Apos de ter sido lançado o desafio Eco-Escolas, Roupas Usadas... – Criar com Estilo "Paisagens da Minha Terra em Tecido", logo após o Conselho Eco-Escolas de fevereiro, decidiu-se dar a conhecer e/ou valorizar a paisagem associada ao Carvalho de Calvos, por ser muito especial para a Escola Básica do Ave do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso. Aliás o Centro de Interpretação Carvalho de Calvos é um dos nossos parceiros Eco-Escolas.
Comecei planear o meu trabalho com os dois colegas, mas, entretanto, decidi planear outro para realizar com a minha mãe e com o meu pai. No Dia Internacional da Família, 15 de maio, começamos a trabalhar em família, conseguindo também homenagear a nossa velhinha árvore centenária que pertence à FAMÍLIA da Floresta Autóctone do concelho da Póvoa de Lanhoso.
O Carvalho de Calvos, situado na freguesia de Calvos, é classificado de interesse público e é considerado o mais antigo da Península Ibérica e o segundo mais velho da Europa. Com cerca de 600 anos é uma das atrações do nosso concelho, tem mais de 20 metros de altura e um tronco de quase 10 metros, são precisas várias pessoas para o abraçar.
Para concretizar este desafio, foi necessária a preciosa ajuda da minha mãe que coseu todos os pedacinhos de tecido que cortei com o meu pai... Depois de recolhermos todos os materiais, começamos por fazer a base do trabalho numa fronha de uma almofada que era dos meus avós que, se entender, pode continuar a ser uma almofada,... Entretanto cortamos tiras dos lenços verdes e esverdeados da minha mãe, que já estavam estragados e arrumados há muito tempo, e o forro castanho de um casaco do meu pai, quando era mais jovem. Ajudei a minha mãe a preparar as tirelas de malha que foram tricotadas pela minha mãe, formando o tronco e os ramos. Depois, foram preparados pompons em tecido que foram cosidos junto dos ramos. Entretanto, colei algumas pecinhas de uma pulseira da minha mãe que já estava incompleta há algum tempo, tentando dar a ideia da vedação que tenta proteger a nossa árvore especial dos mais curiosos. Outras peças da mesma pulseira foram coladas nos ramos e na folhagem, como se fossem as bolotas do Carvalho de Calvos que também aparecem no chão. Um cordão de algodão verde de um saco de papel foi colado próximo do Carvalho de Calvos, representando a relva que o circunda. Os pauzinhos de gelados a indicar o nome da paisagem foram colados, bem como os lacinhos de restos de fita de gorgorão e de veludo verdes. Estes laços pretendem simbolizar os “laços” que unem a EB do Ave e o Centro Ambiental Carvalho de Calvos.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Uma fronha de almofada antiga para a base;
Um restinho de seda de um lenço verde para parte da copa;
Um pedaço de seda esverdeada de outro lenço para a copa;
Um bocado de forro castanho de um casaco antigo do meu pai para a terra que cobre as raízes da árvore...;
Um pedaço de tirela de malha castanha muito escura de uma fábrica perto da Escola para o tronco e para os ramos;
Missangas de madeira castanha de formas variadas de uma pulseira velha para a vedação;
Pauzinhos de madeira de gelados para o título;
Restos de fitas verdes de veludo e de gorgorão para o título;
Caneta preta;
Cola líquida;
Lápis;
Régua;
Tesoura.
Este trabalho muito interessante e gostamos imenso de realizar em família. Esperemos que gostem!
TRABALHO ELABORADO POR:
Pedro Rodrigues, nº 19 do 6ºA e seus Pais
Escola Básica do Ave – Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso