Colégio de Nossa Senhora da Esperança (Porto)

Escalão: 1º Escalão

Paisagens da Minha Terra em Tecido

Idade:

3 e 4 anos

Elaboração do trabalho:

Visão global do trabalho:

Pormenores do trabalho:

Fotografia que serviu de inspiração:

Memória Descritiva:

Memória descritiva “Paisagens da minha Terra em Tecido” Esta atividade foi desenvolvida com um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os 3/4 anos de idade. Numa primeira etapa os pais foram integrados no projeto, tendo-lhes sido solicitado a sua participação através do envio de uma fotografia da nossa cidade – Porto e alguns têxteis em fim de vida. Após terem sido enviadas, todas as fotografias foram sujeitas a uma eleição através de um jogo de grupo, no qual foi eleita a fotografia que iria servir de inspiração para a recriação em tecido. A imagem/fotografia é bem representativa da cidade onde a nossa escola está inserida – Porto, e de onde se destacam dois elementos característicos da mesma: O Barco Rabelo, uma embarcação portuguesa, típica do rio que atravessa a nossa cidade - Rio Douro e que tradicionalmente transportava as pipas de Vinho do Porto do Alto Douro, onde as vinhas se localizam, até Vila Nova de Gaia - Porto, onde o vinho era armazenado e, posteriormente, comercializado e enviado para outros países. Muralha Fernandina, que veio substituir a antiga cerca alto-medieval que, no séc. XIV, se mostrava demasiado pequena face ao desenvolvimento da cidade. Foi reedificada por D. Fernando, de quem conservou o nome. Passada a sua importância militar, as muralhas começaram a ser progressivamente demolidas a partir da segunda metade do século XVIII para dar lugar a novos arruamentos, praças e edifícios. A maioria da muralha foi demolida já em finais do século XIX. Os troços sobreviventes das Muralhas Fernandinas foram classificados como "monumentos nacionais" em 1926. Através de recorte (com a ajuda do adulto) e colagem, foi elaborado o trabalho usando os tecidos anteriormente trazidos pelas crianças. Através desta atividade, promoveu-se a articulação de saberes das artes visuais com as diferentes áreas de conteúdo, como por exemplo através da exploração de elementos da comunicação visual (formas geométricas). Colégio de Nossa Senhora da Esperança Porto, 30 de maio de 2023 Grupo 3 Anos A