Escola EB1/PE e Creche de Água de Pena (Machico)

Escalão: 1º Escalão

Aeroporto da Madeira

Idade:

7

Elaboração do trabalho:

Visão global do trabalho:

Pormenores do trabalho:

Fotografia que serviu de inspiração:

Memória Descritiva:

No âmbito das atividades curriculares do segundo ano do ensino básico, foi desenvolvido um projeto com o objetivo de criar uma representação artística do Aeroporto da Madeira, utilizando tecidos usados. Este projeto foi coordenado pela professora de 2º ano e envolveu a participação ativa dos alunos. O projeto teve como principal objetivo destacar a importância da reutilização de tecidos velhos, roupas usadas, como forma de proteção do meio ambiente, além de promover a criatividade e a consciência ambiental nos alunos. O projeto foi dividido em várias fases. Na primeira fase, os alunos foram introduzidos aos conceitos básicos da arte têxtil, tendo sido apresentadas várias técnicas de costura e colagem de tecidos. Nesta fase, também foram estudados e analisados diferentes elementos do Aeroporto da Madeira, tais como as pistas, os aviões, as infraestruturas e os serviços. Na segunda fase do projeto, os alunos começaram a recolher tecidos usados para utilizar na criação da representação artística do Aeroporto da Madeira. Foi incentivada a utilização de tecidos com cores e texturas diferentes para criar um efeito mais realista e dinâmico na obra, além de enfatizar a importância da reutilização de materiais. Com o material recolhido, na terceira fase, os alunos começaram a criar esboços da representação artística, tendo em conta a mensagem que queriam transmitir e a forma como queriam fazê-lo. Nesta fase, foram ainda debatidos diferentes tipos de tecidos, cores e texturas que poderiam ser utilizados na obra, assim como a importância da proteção do meio ambiente e a redução do impacto ambiental na produção de resíduos têxteis. Após o debate, na quarta fase, os alunos começaram a elaborar a representação artística em si, utilizando os tecidos recolhidos e as técnicas de costura e colagem aprendidas. A quinta e última fase do projeto foi a exposição da obra à comunidade escolar, sensibilizando para a importância da reutilização de tecidos usados na proteção do meio ambiente. Em resumo, este projeto permitiu aos alunos desenvolver competências importantes, tais como a capacidade de pesquisa e de análise crítica, a utilização de materiais reciclados e a criatividade. Além disso, permitiu ainda sensibilizar a comunidade escolar para a importância da reutilização de tecidos usados na proteção do meio ambiente.