Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
Escalão: 1º Escalão
PIÓDÃO, A ALDEIA PRESÉPIO
Idade:
7 anos
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
Título do projeto
"Uma paisagem da minha terra em tecido – Piódão, aldeia presépio".
Objetivo
Desenvolver nos alunos hábitos de reaproveitamento de materiais, nomeadamente de roupas usadas quer na produção de trabalhos quer na sua reciclagem.
Promover a conscientização sobre as aldeias de xisto e a importância da reciclagem de tecidos por meio da criação de uma representação artística, utilizando materiais reciclados.
Passos do projeto
1. Escolha do subtema
As turmas do 1ºA e 1ºB, da EB 1 de Arganil, decidiram centrar o desafio nas aldeias de xisto, que são uma parte importante da região, caracterizadas por sua arquitetura peculiar e história cultural. Este projeto teve como foco a aldeia histórica do Piódão, uma verdadeira pérola do concelho de Arganil, sobejamente conhecida a nível nacional devido às suas características muito próprias, sendo mesmo designada com «aldeia presépio».
2. Pesquisa sobre as aldeias de xisto
Inicialmente, os alunos realizaram várias pesquisas sobre as aldeias de xisto e, particularmente, sobre o Piódão, investigando sua localização, características arquitetónicas, estilo de vida tradicional e aspetos culturais ao nível do reconhecimento de imagens pois trata-se de alunos que iniciaram, este ano, a sua escolaridade.
Piódão é uma joia escondida numa das íngremes encostas da Serra do Açor, no centro do nosso país. Chegar lá não é das missões mais fáceis, já que as estradas de acesso são tortuosas e desafiam desfiladeiros enormes e perigosos. Mas, ao chegar, encontra no destino a calmaria de poucos lugares do mundo, além de uma beleza incomparável. Porque o que se vê por ali só existe ali. A quase totalidade das calçadas e construções são em xisto, com janelas e portas pintadas de azul e branco, tudo espalhado montanha acima, emoldurado pelo verde da vegetação. O que destoa neste cenário é a igreja principal, toda em branco e azul, com torres cilíndricas arrematadas por cones. Destoa, mas combina perfeitamente com o local.
3. Sensibilização sobre a reciclagem de tecidos
Os alunos foram sensibilizados sobre a importância da reciclagem de tecidos e os benefícios ambientais associados. Foram discutidos os impactos negativos do descarte inadequado de tecidos e a necessidade de reutilização e redução do desperdício.
4. Materiais utilizados
• Caixa de cartão de papel de fotocópia
• Pacotes de leite em dimensão 3D recortados
• Pedaços de pacotes de leite para fazer os telhados
• Tecidos variados e de várias cores
• Cola UHU
• Cola branca
5. Planeamento e design da representação em tecido
Com base na pesquisa e na imagem selecionada, os alunos elaboraram um esboço com a composição da paisagem da aldeia de xisto em tecido. Consideraram a disposição dos elementos, como casas, igreja, “vegetação”, entre outros e decidiram como representá-los nos tecidos reciclados.
6. Recorte e montagem dos tecidos
Os alunos construíram a base da maqueta em cartão reciclado de uma vulgar caixa, tamanho A4. Seguidamente sobrepuseram cartão das embalagens de leite escolar para a construção dos edifícios em 3D. Para caracterizar a paisagem circundante à aldeia, também foi utilizado o mesmo material. Utilizando técnicas de colagem todas as peças foram revestidas a tecido de várias tonalidades.
7. Detalhes e acabamentos
Foram adicionados detalhes e acabamentos à representação em tecido. Enfatizaram os detalhes arquitetónicos das casas de xisto e a vegetação típica da região, criando uma representação mais realista.