Escola Básica com Secundária Padre António Morais de Fonseca - Centro Escolar da Saldida (Murtosa)
Escalão: 1º Escalão
O Guarda Rios da Murtosa
Idade:
3 aos 6 anos
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
A reutilização, a valorização e a redução de resíduos são medidas de uma política ambiental que surge enquadrada na promoção do desenvolvimento sustentado, para o Planeta Terra. Logo, é necessário aliar à Educação para a Cidadania uma educação orientada para o comportamento com vista a tornar “habituais” condutas amigáveis para com o ambiente. 1. No concurso “Paisagens da Minha Terra em Tecido” participaram a pré 1 e 2 do Jardim de Infância do Centro Escolar da Saldida, num total de 40 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos em articulação com a comunidade educativa. As docentes em grande grupo propuseram às crianças a participação no concurso “Paisagens da Minha Terra em Tecido” inserido nas atividades do Projeto Eco escolas do Estabelecimento.
Foi lançado o desafio: Vamos criar uma paisagem com uma imagem típica da Murtosa em tecido.
Após o convite dirigido à fotógrafa da natureza Maria Pinto, residente na zona, juntámos várias fotos e pedimos às crianças para
selecionarem as suas favoritas. Seguidamente escolheram a imagem de uma ave, o guarda rios.
Realizou-se a sensibilização da comunidade escolar para o reaproveitamento de peças de roupas usadas. Entretanto, recolhemos algumas peças.Foram elaboradas pesquisas de imagens em formato digital e revistas. Exploramos o nome de algumas peças de roupa, formatos e as cores dos tecidos.
Abordamos a temática da importância da reutilização e reaproveitamento dos tecidos. Durante esta fase as crianças sentiram a necessidade de elaborarem alguns registos gráficos.
Com o reaproveitamento de tecidos e roupas, tesouras e cola construímos a nossa imagem representativa em tecido com o objetivo de promover o respeito pelo Ambiente através de uma abordagem inovadora: a construção de uma paisagem, tirando assim partido das qualidades expressivas dos materiais e das técnicas de educação artística no Jardim de Infância. Realizamos uma exposição com as nossas produções para a comunidade educativa visualizar. Finalmente, a comunidade educativa foi sensibilizada para a importância de reutilizar e reaproveitar as roupas e tecidos em fim de vida ou usados.
Ser amigo do Ambiente não é suficiente, é preciso agir como tal!