Escola Secundária com 3.º Ciclo de Caneças (Odivelas)
Escalão: 2º Escalão
A Anta das Pedras Grandes
Idade:
16
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
No âmbito do programa Eco-Escolas e enquadrado no desenvolvimento programático da disciplina ‘Area Criativa, da Formação Tecnológica, os alunos da turma 10AE - 10º ano, Curso Profissional de Técnico de Ação Educativa - criaram várias propostas representativas de paisagens de Caneças / Concelho de Odivelas, com recurso a reutilização de sobras de tecidos usados.
Enquadramento
Durante o ano 2022 / 2023, o Eco-Escolas da Escola Secundária de Caneças tem vindo a dar particular ênfase ao debate sobre a política dos 5 RS e a necessidade de alteração de comportamentos a fim de se minorar o impacto ambiental de muitas das nossas atividades.
Assim, o Desafio “Paisagens da Minha Terra em Tecido“ enquadra-se nesta abordagem, permitindo debater a necessidade de haver uma redução de desperdícios, bem como a sua reutilização dando-lhe um novo propósito. Estimulando, ainda, neste caso, o desenvolvimento da sensibilidade estética e da criatividade dos alunos envolvidos.
O Desenvolvimento do Trabalho:
Ao longo do segundo semestre, após a apresentação do desafio da ABAE aos 17 alunos que constituem a turma acima referida, estes, evidenciando interesse e empenho, envolveram-se na atividade, pesquisando informação, tirando fotografias, recolhendo/ partilhando sobras de tecidos usados, fazendo pequenos estudos com a ajuda do professor da disciplina.
De entre os trabalhos finalizados, foram escolhidos seis pela sua qualidade estética e/ou enquadramento na temática. Foi notória a preferência dos alunos pela representação do património cultural e edificado do concelho.
O Projeto Vencedor
Após votação, o trabalho escolhido, A ANTA DAS PEDRAS GRANDES, de Caneças, foi realizado pela aluna Mariana Cardoso , de 16 anos de idade, e corresponde a um dos ex-libris do património de Caneças e reconhecido, também, como Património Nacional.
Os materiais utilizados, para além de cola e materiais de corte (tesoura, X-ato), foram: tecidos variados – e.g., o azul, às riscas , remete-nos para o céu, os acastanhados para o solo e o preto para a Anta.