Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

Escalão: 2º Escalão

Paisagem da minha Terra- praia com moinhos

Idade:

12 a 16 anos

Elaboração do trabalho:

Visão global do trabalho:

Pormenores do trabalho:

Fotografia que serviu de inspiração:

Memória Descritiva:

Os alunos que se propuseram a realizar este projeto “Paisagens da Minha Terra em Tecido”, são alunos que frequentam a sala especializada 2 do Agrupamento Augusto Cabrita, da Escola Padre Abilío Mendes, no total 5 participantes com idades compreendiada entre os 12 e 16 anos, são portadores de variadas problemáticas de dificuldades específicas. Este alunos começaram por selecionar as paisagens que identificassem a cidade do Barreiro. Cidade localizada, no distrito de Setúbal, do lado da margem do Rio Tejo está situado o Barreiro da outra margem Lisboa. Na foz formou-se uma pequena península que deu origem à praia fluvial de Alburrica. Onde se localizam os Moinhos de Alburrica, símbolos da cidade. Estes moinhos de vento, que foram construídos em 1852, tiveram um papel de destaque no que diz respeito à atividade comercial do concelho, mas não foram os únicos! Desde o século XV que se sabe da existência de outros moinhos de maré nesta zona de Portugal, cuja produção de farinha era muito importante para os habitantes locais. Os alunos deram início ao projeto, começando por recolher os tecidos oriundos de roupas estragadas fora de uso e pedaços/restos de tecidos dados por uma avó de um aluno que é costureira. Assim que escolheram a paisagem começaram por desenhá-la na folha de papel A3. Com os tecidos recolhidos começaram por escolher os que se adaptavam à paisagem selecionando por cores. Os axadrezados para as janelas do moinho e tecido branco para os moinhos. Os tecidos em tons de azuis para o rio (cortado com forma ondulada para representar o rio). A areia em tecido xadrez amarelo e branco (cortado em pedaços pequenos). As árvores estão representadas por rosetas (tecidos cortados em círculo, depois foram cosidos com a agulha e linha, em volta do círculo, de seguida puxa-se para franzir e dar a forma de roseta). À medida que se iam cortando e cosendo os tecidos, eram colados na imagem já desenhada. As tarefas foram distribuídas no sentido de incluir os alunos e adaptadas às suas dificuldades. Todos os alunos participantes deram o seu melhor, ficando muito orgulhosos do trabalho final. Alunos participantes: Ruben Melício, 5ºE; Miguel Machado, 8ºC; Márcio Boleto, 8ºE; Wike Fernandes, 8ºD e Filipe Amigo, 9ºB