Escola EB1/JI de São Marcos n.º 2 (Sintra)
Escalão: 1º Escalão
A visita da Poupa-euroasiática
Idade:
Dos 3 aos 6 anos
Elaboração do trabalho:
Visão global do trabalho:
Pormenores do trabalho:
Fotografia que serviu de inspiração:
Memória Descritiva:
1. INTERVENIENTES
O trabalho apresentado foi realizado pelo grupo do pré-escolar 0A da EB1/JI S. Marcos nº2 que abordou no âmbito do projeto Eco-Escolas, os impactos ambientais da produção têxtil e da necessidade e importância da reutilização de roupas e tecidos na proteção ambiental. Proteção essa, que engloba também a fauna e flora que nos rodeiam e da qual faz parte a Poupa Euro-asiática que quisemos incorporar neste projeto. Participaram neste projeto 20 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos.
2. COMO FORAM ENVOLVIDOS OS ALUNOS
Na sala foi realizada a sensibilização ao tema. Recorreu-se a imagens e a pequenos vídeos que permitiram, alertar para os vários perigos dos desperdícios têxteis e o seu impacto no meio ambiente: questões como as emissões oriundas do transporte, da criação de animais (no caso da lã e do couro), das fibras usadas (poliéster é derivada do petróleo), do gasto de água e de energia. Abordou-se, ainda, a importância de prolongar a vida útil das roupas e da sua reutilização.
3. RECOLHA DA INFORMAÇÃO
Procedeu-se, na primeira fase, à recolha de toda a informação disponível, nomeadamente:
• Pesquisas na internet
• Visionamento de vídeos...
O conhecimento e a pesquisa sobre a produção e o impacto dos têxteis no ambiente dominou todo o trabalho.
4. O TRABALHO APRESENTADO
Flora – São Marcos com as suas alamedas de árvores e a Poupa Euro-asiática
5. MATERIAIS UTILIZADOS
Pedaço de tecido de uma toalha de mesa manchada (base do trabalho), cortada em tamanho A3; - Tecidos diversos, de peças de roupa usadas, amostras de tecido provenientes de estofos, cortinas, restos de confeção de roupa; - Lã; - Lápis; - Tesoura: - Cola; - Galho;
Observação: Não foi possível fotografar a Poupa-euroasiática (vista várias vezes no bairro).
A foto do local onde foi observada, foi o mote para o projeto.