Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Escalão: 1º Escalão

Setúbal, terra colorida!

Idade:

10 aos 18 anos

Elaboração do trabalho:

Visão global do trabalho:

Pormenores do trabalho:

Fotografia que serviu de inspiração:

Memória Descritiva:

Criar com estilo | desafio criativo “Paisagens da Minha Terra em Tecido” Memória Descritiva A Escola de Educação Especial – Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal – é uma escola que se preocupa com a temática da reutilização/reciclagem, uma vez que desenvolve ao longo de todo o ano letivo, entre outros, o Projeto “Artesanato Ecológico”, que visa explorar e valorizar “qualquer desperdício” e onde o reaproveitar é transformar o feio em belo, o inútil em útil e o lixo em arte… Inclusive o desperdício têxtil. Há muito que existe na escola um “Banco de Roupa” que recebe artigos usados, por parte da comunidade educativa, que depois de selecionados são distribuídos por alunos/famílias que deles necessitam, permitindo ajudar que mais necessita e dando um “novo uso aos objetos fora de uso”. Em paralelo, funciona também um “Banco do Brinquedo” na escola que da mesma forma, recolhe brinquedos usados dando-lhe algum amor e carinho, para depois receberem uma segunda vida nas mãos de uma nova criança. Esta atividade resultou do trabalho desenvolvido pelos 10 alunos da turma A (Sala 2) desta Escola de Educação Especial, com multideficiência e com deficiência ligeira, associada a dificuldades de aprendizagem, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos. Este trabalho teve como objetivo geral responder ao desafio: Criar com estilo - “Paisagens da Minha Terra em Tecido”, lançado pela A H SARAH Trading em conjunto com a ABAE, na 10.ª Edição do projeto “Roupas Usadas Não Estão Acabadas”. Esta iniciativa permitiu alertar para a importância do adequado encaminhamento de roupas, calçado e brinquedos, que se encontrem em fim de vida ou em excesso nas casas de cada um de nós. Este desafio foi apresentado aos alunos de forma informal depois de uma ida ao “Banco da Roupa” da escola fazer um depósito de roupa enviada por um encarregado de educação. Posteriormente, em sala de aula, os alunos consultaram a página web do Projeto “Eco-Escolas/ABAE”, com a apresentação do desafio para recolheram mais informações, desenvolvendo assim as suas competências na área de investigação e das tecnologias da comunicação e informação. Após esta recolha de informação, os alunos começaram por selecionar algumas peças de roupa já em fim de vida (no “Banco da Roupa” da escola), sem condições de utilização e algumas sobras de tecidos utilizados num outro projeto desenvolvido na escola: Projeto “Marchas Populares”. O passo seguinte, foi escolher uma paisagem da nossa cidade de Setúbal. Mas, com uma cidade tão bonita como Setúbal, a escolha não foi fácil!... Por isso, os alunos ilustraram com aguarela, três paisagens da nossa cidade que, levaram a votação na página do Facebook da escola. A ilustração que recebeu mais votos, por parte dos amigos/seguidores da nossa página, foi a escolhida para ser representada em tecido e submetida a este concurso (https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid02ojU8WaJ2CX6GPvXXeuUdKCeqysS2jasPaNQAsDLZffCHUinFz4C2QevUhR6E6wqXl&id=100057280336262). Em seguida, a foto que serviu de inspiração para este trabalho foi ampliada para o tamanho A3 (requisito do concurso) e depois todos os elementos foram recortados servido de molde para se recortar em tecido todas as partes que compunham a imagem/foto original. Os alunos, sob orientação dos professores, arregaçaram as mangas e mostraram os seus dotes artísticos, iniciando este desafio: 1º- Recortam e passaram a ferro o tecido que serviu de base à montagem do trabalho; 2º - Decalcaram e recortaram todos os elementos que fazem parte da imagem, em tecidos em fim de vida – camisa, camisola, calça de gança, sobras/restos de tecidos; 3º - Colocaram todos os elementos da imagem (já em tecido) na tela base com o auxílio de alfinetes; 4º - Com cola para tecido, colaram todos os elementos na tela respeitando ao máximo a imagem original; 5º - Por último, foi colocada uma moldura à volta do trabalho finalizado em feltro. De salientar que, todos os projetos que direta ou indiretamente participaram neste desafio integram o Programa Eco-Escolas e são dinamizados ao longo de todo o ano letivo na nossa escola, com um leque variado de atividades. Com esta articulação/parceria é possível desenvolver um processo de ensino/aprendizagem interdisciplinar. A construção deste trabalho contou com a participação de todos os alunos, que, de uma forma individual e apoiada/orientada pelo adulto, colaboraram dentro das suas capacidades/competências, promovendo a inclusão de todos neste desafio. Para concluir o desafio, a tela com o trabalho final foi primeiramente exposta na sala, onde foi observada e admirada pelos alunos da mesma. Posteriormente, será exposta no Placar Eco-Escolas, para poder também ser observada/admirada por toda a comunidade escolar. Este desafio ao longo da sua elaboração foi, também, sendo divulgado na página do Facebook da Escola (processo e produto final). Com a realização desde trabalho/desafio foi possível aprofundar o conhecimento e a divulgação do tema da reutilização/reciclagem têxtil, uma vez que a sua realização contribuiu para: a consciencialização sobre encaminhamento de roupas, calçado e brinquedos em fim de vida; (in)formar sobre as soluções para o correto encaminhamento destes materiais; evitar a acumulação de excedentes de roupas, calçado e brinquedos, disponibilizando um encaminhamento consciente e responsável, segundo a hierarquia dos resíduos e; promover a reutilização de objetos fora de uso e a interação entre a escola, a comunidade.