Escola Básica e Secundária Santos Simões (Guimarães)

Escalão: 2º Escalão: 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário, Profissional e Superior

Garça-Real-Europeia

Idade:

10/ 11 anos

Memória Descritiva:

O desafio foi lançado aos alunos do 5.º ano, turma D, com idades entre os dez e os onze anos. De imediato, os alunos abraçaram o repto com entusiasmo e empenho, começando, desde logo, a pesquisar sobre as aves autóctones do concelho de Guimarães. As escolhas incidiram nas aves Guarda-rios, Alvéola-cinzenta, Melro-preto e Garça-real-europeia. Os trabalhos foram realizados na disciplina de Educação Tecnológica e na oferta Complementar de Complemento à Educação Artística. Cada aluno escolheu uma ave, observou as suas caraterísticas, realizou vários esboços/estudos sobre a mesma, selecionou um esboço/estudo e realizou o projeto de trabalho, utilizando para a sua realização diferentes materiais riscadores (lápis de grafite, de cor, cera, marcadores, pastel a óleo). De seguida, todos os projetos foram apresentados, os alunos selecionaram dois para serem realizados em grupos de trabalho, dado que o prazo estabelecido não permitia que cada aluno executasse o seu projeto atempadamente. Organizados os grupos de trabalho, passou-se para a fase de organização de materiais, restos de tecidos e outros materiais (botões) que existiam na escola. Os grupos selecionaram os restos de tecido que mais se adequavam aos projetos, definiram as tarefas necessárias para a concretização do projeto, nomeadamente decalque dos desenhos, através de papel químico, execução de moldes, recorte dos tecidos e o coser dos mesmos no suporte/base, aplicando várias técnicas/pontos. A etapa de coser foi precedida de exemplificação, pela professora que orientava os trabalhos, uma vez que a maioria dos alunos nunca tinha pegado numa agulha ou executado qualquer ponto. Na realização da ave, nas pernas e patas, e no bico, foram utilizados outros materiais, em virtude de serem partes de pormenores, difíceis de realizar em tecido, por alunos desta faixa etária, quer no corte do tecido, quer no coser de mesmo. Por isso, optou-se por aplicar a técnica do bordado e por pregar botões. Todos os alunos do grupo, constituído por quatro elementos, experienciaram as várias etapas de execução da ave em tecido, enfiaram agulhas, coseram com técnicas/pontos diferentes, fizeram moldes, recortaram tecido, desfizeram quando algo não estava bem ou não gostavam do resultado obtido, sempre com muito empenho e numa atitude positiva, com o objetivo de fazer melhor e obter o melhor trabalho. O trabalho selecionado, em contexto de turma, representa a Graça-Real-Europeia. O balanço desta atividade foi muito positivo tanto no que se refere à sua execução e ao resultado final, como no que respeita à consciencialização dos alunos para o aproveitamento de resíduos, nomeadamente, roupas e outros tecidos em fim de vida e botões.