Colégio da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos (Fafe)
Escalão: 2º Escalão: 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário, Profissional e Superior
Criar com estilo - "Aves em tecido" - Pisco-de-peito-ruivo
Idade:
15 anos
Memória Descritiva:
O desafio “Aves em tecido” foi lançado aos nossos alunos do 10º ano do ensino secundário, com a participação de 15 alunos. Dos trabalhos realizados, o selecionado para efeito de concurso, ilustra uma das aves da nossa região (Fafe), o Pisco-de-peito-ruivo.
Contudo, o trabalho foi realizado individualmente, devido ao confinamento decretado no período destinado à sua elaboração. Utilizando os materiais disponíveis em cada lar, os discentes idealizaram e concretizaram o seu trabalho criativo. Para tal, foram utilizadas roupas em final de vida e materiais recicláveis.
O projeto proposto a concurso, foi idealizado por uma aluna de 10º ano, Inês Martins, com 15 anos de idade que, inicialmente, realizou uma pesquisa sobre as aves existentes na nossa região bem como das aves autóctones do nosso país. Este trabalho de pesquisa foi o ponto de partida para a idealização de qual deveria ser o resultado final e para seleção dos materiais mais adequados à elaboração do mesmo.
Posteriormente, dedicou-se com afinco ao trabalho criativo, conseguindo alcançar os objetivos previamente estabelecidos.
Foram necessários panos/tecidos em final de vida (calças de ganga, camisa e panos velhos), palitos, uma folha de papel, uma cartolina com tamanho A3, tesouras, lápis, borracha, marcadores e cola.
Começou por desenhar e recortar a ave escolhida numa folha de papel que viria a funcionar como molde para o trabalho que se impunha. De seguida, colou-o na cartolina preta e iniciou o preenchimento do molde, colando várias porções de tecido recortadas, anteriormente, de tamanhos variados, tendo sempre como base o objetivo primordial que seria permitir a identificação da ave em questão no final da execução do projeto.
Foram utilizados palitos de madeira para simular o bico da ave e uma fita vermelha (que servia de atilho a um saco para armazenamento de resíduos) para simular as patas. Para terminar foi adicionado um botão (também ele da camisa em fim de vida) para que mais se assemelhasse ao olho real do Pisco-de-peito-ruivo.
Concretizado este trabalho o mesmo foi entregue à professora coordenadora do projeto, à semelhança dos restantes participantes, para que a mesma, em conjunto com os diferentes elementos do conselho Eco-Escolas, selecionasse aquele que mais se ajustasse ao regulamento deste concurso – Roupas usadas não estão acabadas - Criar com estilo | desafio criativo
“Aves em Tecido”.