Escola Secundária de Casquilhos (Barreiro)
Escalão: 2º Escalão: 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário, Profissional e Superior
Retalhos de um rio
Idade:
Entre os16 e os 19 anos
Memória Descritiva:
O projeto “Roupas Usadas Não Estão Acabadas 2020-21”, corresponde a um dos desafios do programa Eco Escolas, e foi abordado e desenvolvido na disciplina de Design de Moda na turma H do 11.º ano, curso profissional de Design de Moda, do Agrupamento de Escolas de Casquilhos - Barreiro, que compreende 11 alunas com idades entre os 16 e os 19 anos de idade.
Todo a atividade foi elaborada em sala de aula durante o módulo 14 da disciplina de Design de Moda, utilizando somente restos de tecidos reciclados de roupas que já não tinham condições de serem utilizadas.
As ideias exploradas por este grupo de alunas surgiram de uma investigação prévia sobre as aves características da zona ribeirinha da cidade do Barreiro e arredores, e apresenta uma composição gráfica de vários elementos visuais recolhidos pelas alunas.
Inicialmente foram feitas pesquisas on-line em relação às características das aves mais marcantes da zona em causa. Seguidamente cada aluna elaborou uma proposta gráfica, que foi depois concretizada com a técnica da montagem de várias camadas de tecidos reciclados sobrepostos, utilizando técnicas mistas de colagem.
Nesta proposta a ave escolhida foi o “Flamingo - Phoenicopterus roseus”, que são aves pernaltas, de bico encurvado, que medem entre 90 e 150 cm e que vivem em bandos numerosos junto a zonas aquáticas. Em Portugal é uma ave comum no Inverno nas zonas húmidas litorais do estuário do Tejo.
Os tecidos foram recolhidos pelas alunas a partir de peças de roupa para reciclagem, e que já não tinham condições de serem utilizados.
O projeto final não teve intenção em recriar realisticamente o Flamingo no seu habitat, mas sim elaborar uma imagem mais simbólica, dando mais importância às texturas e contraste de manchas de cor do que propriamente ao pormenor.
O empenho das alunas nesta atividade foi total, apresentando propostas diversas, que foram posteriormente votadas internamente, sendo esta a proposta vencedora.
O objetivo da proposta foi incentivar toda a comunidade a apreciar os elementos mais marcantes e característicos das várias aves existentes na zona ribeirinha da cidade do Barreiro, tanto no que diz respeito à sua diversidade, como a aspetos mais simbólicos e tradicionais relacionados com a fauna desta região.