Escola Básica da Quinta Nova da Telha (Barreiro)
Escalão: 2º Escalão: 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário, Profissional e Superior
As aves da Mata Nacional da Machada
Idade:
11 e 12 anos
Memória Descritiva:
Memória descritiva
Projeto Eco escolas_ Roupas Usadas Não Estão Acabadas
Desafio Criativo_ Aves em tecido_ Criar com Estilo
Um grupo de três alunos do 6º ano, com idades compreendidas entre os 11 e 12 anos, participaram neste projeto “Aves em tecido” no âmbito da disciplina de Educação Visual. Primeiramente escolheram o pássaro, a rola, uma espécie de ave típica e muito característica da zona que rodeia a escola em que estão inseridos, Escola Básica Quinta Nova da Telha no Barreiro. Cumulativamente decidiram acrescentar a árvore amoreira, que existe em grande número no espaço exterior/recreio da escola, bem como no Parque da Cidade anexo à escola, na Mata Nacional da Machada e na Reserva Natural do Sapal de Coina, o importante pulmão do sul do Tejo, locais bem perto da escola.
Este grupo em particular demonstrou um grande envolvimento e uma capacidade de organização muito grande para a faixa etária em questão, o que ficou demonstrado pelo trabalho de grande qualidade e minucia que apresentaram e que se destacou dos demais elaborados por outros alunos da turma.
O grupo realizou uma pesquisa sobre as espécies de aves envolventes e fizeram saídas de campo no recinto escolar para perceber quais as árvores que fazem parte do recreio da escola, por forma a fazer uma escolha mais acertada.
Já com as escolhas realizadas, iniciaram os estudos para conseguirem projetar de forma adequada o seu trabalho no formato pedido, em A3. Para isso foi disponibilizado aos alunos, como suporte base, a contracapa de um bloco em formato A3, material utilizado na disciplina. Em folhas brancas realizaram os moldes do corpo do pássaro, para poderem repetir as vezes necessárias os elementos da sua obra. Foi discutido com o grupo de alunos e professora os melhores tecidos e materiais a utilizar.
A ideia base deste grupo, para elaboração desta composição, foi recriar a copa da árvore amoreira, e os pássaros pousados nela.
Para a construção de todos os elementos que compõem esta obra utilizaram na grande maioria tecidos variados em fim de vida. Foi utilizado desde a sua base uma técnica mista, que juntou o desenho, decalque, recorte e a colagem.
Nos pássaros utilizaram recorte de vários tecidos com diversas cores, para simular as penas do corpo, utilizaram também algumas penas artificiais, palitos entre outros materiais. Para recriar a árvore, foi utilizado cartão canelado e lã em tons de castanho para simular o tronco e para os ramos foi utilizado outro tecido, com fios em franja. Para recriar os frutos típicos desta árvore, as amoras, utilizaram vários pedaços de tecido vermelho em formato de bolas. Na ramagem da copa da árvore foi utilizado plástico verde bem como tecido com o mesmo tom.
No final de todo o trabalho o grupo manifestou agrado e orgulho no produto final apresentado.