Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais (Mortágua)

Escalão: 2º Escalão: 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário, Profissional e Superior

Alvéola-branca

Idade:

11, 12 anos

Memória Descritiva:

Alvéola-branca Motacilla alba (como labandeira ou lavandeira) Descrição do Projeto: A participação neste desafio criativo visou a consciencialização para a proteção do Ambiente e a capacidade de reutilização de recursos, neste caso têxteis, de forma a promover a sua reutilização. Pretendeu-se desenvolver nos alunos o sentido estético, a criatividade e a responsabilidade ecológica. O trabalho foi desenvolvido nas aulas de Ed. Visual /Tecnológica, em ensino presencial e à distância, nas três turmas do sexto ano e no Clube do Eco - Escolas, resultando num total de 62 trabalhos. A obra selecionada para representar a Escola neste desafio, é da autoria da aluna Carolina Carreira, número dois, da turma 6ºA, com 12 anos, onde está representada uma Alvéola-branca - Motacilla alba (labandeira ou lavandeira). A Unidade Temática desenvolvida nas aulas de Educação Visual foi a Representação, onde foi explorado o conteúdo “Espaço”: espaços e composições, relações entre objetos, e os objetos no espaço. A temática dos materiais foi explorada ao longo do primeiro período, nas aulas de Educação Tecnológica, onde estavam inseridos os “têxteis”. O impacto ambiental da extração de materiais, a reciclagem e os ecopontos, também foram assuntos abordados com os alunos, como habitual nestas disciplinas, sendo o objetivo geral “Distinguir alterações no meio ambiente determinadas pela ação humana - Avaliar o impacto ambiental provocado pelo processo de extração das matérias-primas. Reciclar e empregar materiais, de forma a reduzir o seu impacto ambiental”. Etapas do desenvolvimento do trabalho: - Divulgação do passatempo e apresentação dos seus objetivos, pelos professores de Educação Visual e Educação Tecnológica, às turmas do 6º Ano e Clube do Eco – Escolas; - Consciencialização sobre a proteção do Ambiente - temática da reutilização/reciclagem têxtil – como elaborar um trabalho utilizando roupas que se encontrem em fim de vida de forma criativa e original? - Investigação/levantamento das aves que rodeiam a escola ou que são espécies autóctones desta região. Recolha de imagens; - Trabalho de pesquisa nas aulas de TIC; elaboração de pequenos textos em Word; - Elaboração de um projeto com base na investigação efetuada; elaboração de registos gráficos e realização de estudos de cor; - Recolha de peças de roupa “fim de vida” pela escola e em casa; - Personalização de um pedaço de tecido A3, - Registo fotográfico dos trabalhos. Materiais utilizados: - O projeto (rascunho) do trabalho foi elaborado em suporte papel cavalinho A3, desenho a lápis de grafite, e pintura a lápis de cor. - Base do trabalho (tamanho A3): tecido de um pijama. - Elementos do trabalho: Ave: tecido, botão, linhas, fita e renda; Árvore: tecido, rendas, flores secas, linhas e pompons; Sol: feltro e lantejoulas; Outros materiais: Cartão, cola e gliter. Técnicas utilizadas: desenho, recorte e colagem. Como indicado foi valorizada a utilização predominante de tecidos. Os alunos revelaram um grande interesse e envolvimento ao longo da realização das atividades, quer no ensino presencial, quer no ensino à distância. No final deste ano letivo, e caso seja possível, está prevista a realização de uma exposição destes trabalhos, assim como dos restantes elaborados no âmbito do Projeto Eco-Escolas. Mortágua, maio de 2021 A Professora: Sónia Gonzalez