Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)

Escalão: 2º Escalão: 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário, Profissional e Superior

“As Marinhas, a Escola e o Borrelho”

Idade:

12 / 13 anos

Memória Descritiva:

Criar com estilo | Desafio criativo “Aves em tecido” Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima “As Marinhas, a Escola e o Borrelho”, formam a trilogia presente neste trabalho (ou painel). A Escola, representada pela reprodução do busto do seu patrono, Dr. Jaime Magalhães Lima, situa-se na cidade de Aveiro, onde as marinhas constituem um ecossistema de grande riqueza ambiental. É neste ambiente que, ao longo de todo o ano, se pode encontrar o Borrelho-de-coleira-interrompida, uma ave que tem como habitat preferencial os lodaçais e areais a descoberto na baixa-mar, onde procura alimento e nidifica. É uma ave limícola de pequena dimensão com plumagem acastanhada nas partes superiores e branca nas partes inferiores. Apresenta uma coleira de cor escura que não sendo completa permite distingui-la das restantes espécies de borrelhos. O bico e as patas são pretos ou cinzento-escuro. O desafio para o trabalho foi lançado aos alunos do 7º ano, nas aulas de Educação Visual., pelo professor António Garcia. Cada aluno deveria criar um cenário que representasse uma ave autóctone da região e a sua ligação à escola. Os alunos tiveram a oportunidade de experimentar vários materiais e técnicas de expressão (Grafite, Lápis de Cor/Cera). A metodologia foi a seguinte: 1. Pesquisar, identificar, fotografar e desenhar as aves do espaço envolvente da escola e da região de Aveiro; 2. Enquadrar as aves selecionadas na identificação do espaço, a Escola ou a região de Aveiro; 3. Estudo de Cor e Textura; 4. Composição final/Maqueta Final Numa primeira fase foram selecionados os trabalhos dos alunos João Andrade e Beatriz Mendes do 7ºE. O primeiro destacava um elemento da Escola, o busto do seu patrono, presente no polivalente da escola, enquanto o segundo dava relevo ao Borrelho, ave autóctone da região. A junção das duas ideias foi sugerida aos alunos que, em conjunto e com a colaboração do professor, criaram o projeto final. Seguiu-se a fase de concretização do trabalho em tecido. A recolha, a escolha e o recorte dos tecidos, preferencialmente em fim de vida, foi feita pelos alunos, com a orientação das professoras da equipa. A imagem do busto do Patrono da Escola foi bordada pela Encarregada de Educação de uma aluna do 7ºB. A montagem final do trabalho, usando a técnica de sobreposição de tecidos, por costura e colagem, foi feita nas aulas de cidadania da turma do 6ºB, com a colaboração das professoras Ana Paula Moreira, Odete Silva e Teresa Casau (professoras de Matemática). Sobre um tecido branco, foram feitas sucessivas sobreposições de outros tecidos, por costura ou colagem, de modo a criar o cenário idealizado pelos alunos. O Borrelho-de-coleira-interrompida foi criado sobre um tecido branco, e com colagem de pequenos tecidos simulando penas. Foram usadas duas penas verdadeiras da referida ave, uma castanha e uma branca, encontradas numa visita às marinhas. Trabalho realizado pelos alunos dos 6º e 7º anos (2º escalão), no ano letivo de 2020/2021, orientado pela professora Teresa Casau coordenadora do projeto Eco-Escolas.