Colégio Adventista de Oliveira do Douro (Vila Nova de Gaia)
Escalão: 1º Escalão: Pré-Escolar e 1.º Ciclo
Um olhar 3D sobre... o melro!
Idade:
						6 e 7 anos                    
					                    Memória Descritiva:
						  O trabalho foi realizado pela turma do 1º ano (1º escalão), no mês de maio, ano letivo 
2020/2021, sob a orientação da titular da turma - Célia de Abreu, com o apoio do professor 
de Artes Visuais - Samuel de Abreu.
  Este ano letivo o Eco-escolas desafiou os alunos a reutilizar tecido, personalizando-o,
inspirando-se nas aves que rodeiam a escola ou nas espécies autóctones da sua região. 
  Os 17 alunos do 4º ano do CAOD tem idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos.
  Este trabalho foi consequente do estudo que realizamos acerca da natureza, nomeadamente 
os animais. Ao longo da primeira parte do atual período letivo, à medida que descobríamos 
o ambiente natural, fomos observando os seres vivos que vivem na nossa escola ou que a 
visitam regularmente. Uma das aves que vemos diariamente é o melro. 
  Por essa razão, não foi de admirar que, quando o projeto foi apresentado à turma a ave 
escolhida tenha sido o melro. Depois de definirmos a ave, realizamos um brainstorming em 
que estabelecemos a(s) técnica(s) a utilizar, elencamos os materiais necessários e quem os 
poderia trazer.
  Como o mote do nosso atual Projeto Educativo é “Olhar 3D” surgiu a ideia que construirmos um melro em 3D, fazendo colagens com tecidos, para que todos pudessem participar, de forma colaborativa.
  Os tecidos usados foram de roupas velhas e restos de tecidos de diferentes cores. Foram 
reunidos pedaços de feltro, tecidos preto, castanho e laranja, cordão verde, chenille, paus 
chineses, cartão e fita crepe. Ficou definido que algum tecido (preto e laranja) teria que ter 
brilho, para se assemelhar às penas do melro.
  Para construir a estrutura 3D do melro, a professora titular e o professor de Artes Visuais 
construíram um melro em cartão reciclado e fita crepe.
  Sob a orientação da professora, alguns alunos forraram a base com jersey preto (t-shirt 
velha). Outros colaram, com extremo cuidado as ‘penas’ cortadas pela professora (restos de 
forro preto). Os alunos pintaram as patas da ave (com marcador) e todos decalcaram e 
recortaram folhas de hera para decorar o galho da árvore “para dar um ar mais natural e 
selvagem” (comentário de um dos alunos). 
  Como é muito difícil para alunos de 1º ano recortarem tecido (especialmente o forro), este 
trabalho foi feito pela professora que, também, orientou as colagens.
  No final, foi forrado ao galho, colada a hera, encaixadas as patas e colada a comida no bico.
  A realização deste trabalho foi muito benéfica, pois verifica-se mais atenção ao espaço e 
necessidades pelas aves e maior respeito pelos animais em geral.                     
					
			 
  
  
 



