Colégio Adventista de Oliveira do Douro (Vila Nova de Gaia)
Escalão: 1º Escalão: Pré-Escolar e 1.º Ciclo
Um olhar 3D sobre... o melro!
Idade:
6 e 7 anos
Memória Descritiva:
O trabalho foi realizado pela turma do 1º ano (1º escalão), no mês de maio, ano letivo
2020/2021, sob a orientação da titular da turma - Célia de Abreu, com o apoio do professor
de Artes Visuais - Samuel de Abreu.
Este ano letivo o Eco-escolas desafiou os alunos a reutilizar tecido, personalizando-o,
inspirando-se nas aves que rodeiam a escola ou nas espécies autóctones da sua região.
Os 17 alunos do 4º ano do CAOD tem idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos.
Este trabalho foi consequente do estudo que realizamos acerca da natureza, nomeadamente
os animais. Ao longo da primeira parte do atual período letivo, à medida que descobríamos
o ambiente natural, fomos observando os seres vivos que vivem na nossa escola ou que a
visitam regularmente. Uma das aves que vemos diariamente é o melro.
Por essa razão, não foi de admirar que, quando o projeto foi apresentado à turma a ave
escolhida tenha sido o melro. Depois de definirmos a ave, realizamos um brainstorming em
que estabelecemos a(s) técnica(s) a utilizar, elencamos os materiais necessários e quem os
poderia trazer.
Como o mote do nosso atual Projeto Educativo é “Olhar 3D” surgiu a ideia que construirmos um melro em 3D, fazendo colagens com tecidos, para que todos pudessem participar, de forma colaborativa.
Os tecidos usados foram de roupas velhas e restos de tecidos de diferentes cores. Foram
reunidos pedaços de feltro, tecidos preto, castanho e laranja, cordão verde, chenille, paus
chineses, cartão e fita crepe. Ficou definido que algum tecido (preto e laranja) teria que ter
brilho, para se assemelhar às penas do melro.
Para construir a estrutura 3D do melro, a professora titular e o professor de Artes Visuais
construíram um melro em cartão reciclado e fita crepe.
Sob a orientação da professora, alguns alunos forraram a base com jersey preto (t-shirt
velha). Outros colaram, com extremo cuidado as ‘penas’ cortadas pela professora (restos de
forro preto). Os alunos pintaram as patas da ave (com marcador) e todos decalcaram e
recortaram folhas de hera para decorar o galho da árvore “para dar um ar mais natural e
selvagem” (comentário de um dos alunos).
Como é muito difícil para alunos de 1º ano recortarem tecido (especialmente o forro), este
trabalho foi feito pela professora que, também, orientou as colagens.
No final, foi forrado ao galho, colada a hera, encaixadas as patas e colada a comida no bico.
A realização deste trabalho foi muito benéfica, pois verifica-se mais atenção ao espaço e
necessidades pelas aves e maior respeito pelos animais em geral.