Escola EB1 Nº 6 do Barreiro (Barreiro)
Escalão: 1º Escalão: Pré-Escolar e 1.º Ciclo
O Abelharuco
Idade:
						9 e 11 anos                     
					                    Memória Descritiva:
						MEMÓRIA DESCRITIVA DA IMAGEM:
O “Abelharuco”, ave terrestre de tamanho médio, que se encontra na região a sul do Tejo, no Barreiro. Personalizado com tecidos, de acordo com o tema, uma ave que rodeia a escola, que se encontra na região, na primavera e no verão, na Mata Nacional da Machada, e no Sapal do Rio Coina.
 
MEMÓRIA DESCRITIVA DO PROJETO:
Escola: EB1 N.º 6 do Barreiro - Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita
Alunos envolvidos: turma A, do 4.º ano (19 alunos, faixa etária entre 9 a 11 anos)
Professores envolvidos:  titular Sónia Maia Cardador
 Para sensibilizar os alunos, viram-se sites sobre aves são observadas na região. Os alunos, realizaram pesquisas individuais, colocaram no TEAMS, escolheram através de votação.   Selecionaram dois desenhos da mesma ave e escolheram a que foi personalizada. 
Após a seleção escolheram os tecidos. Todos os materiais, surgiram de vários têxteis, que os alunos trouxeram de casa e que já não tinham reutilização.
O azul do céu e os tecidos de flores, foram cortados em forma de retângulo, de cortinas de quartos e fronhas. Os fios de trapilho de dois colares, distinguem a parte aérea da terrestre. O fundo representa a Mata Nacional da Machada, lugar de refúgio do Abelharuco. Os alunos usaram no corpo, tecidos de toalhas de mesa, calções, com bolas, riscas, xadrez e apontamentos com flores no contorno. A ave está em cima de uma mesa, o tecido foi retirado de uma blusa de uma avó. É de realçar as patas da ave, guarda-chuvas fechados, cortados de um quadrado de estojo de pano.
 
                    
					
			 
  
  
 



