Escola Secundária Dr. Mário Sacramento (Sede) (Aveiro)

Escalão: 2º Escalão: 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário, Profissional e Superior

Ave da nossa Ria em Tecido

Idade:

13

Memória Descritiva:

Para iniciar o desafio criativo “Criar com Estilo – Aves em Tecido”, a professora de Ciências Naturais apresentou o regulamento do desafio, sensibilizou os alunos para a reutilização de resíduos, neste caso roupas que já não são usadas. Relembrou os conceitos de espécies autóctones, espécies exóticas, habitat, biodiversidade e ecossistema e fez o enquadramento da escola na região de Aveiro. A nossa escola situa-se na bela região de Aveiro conhecida pela Veneza Portuguesa, devido, à existência de canais que atravessam a cidade pertencentes à Ria de Aveiro. Esta zona húmida estende-se ao longo do litoral, desde Mira até Ovar, numa extensão de aproximadamente cinquenta quilómetros. Toda a história e economia da cidade está relacionada com a ria, que foi a base de muitas atividades económicas, tais como a recolha do moliço, produção de sal, pesca e turismo, entre outras. A Ria de Aveiro é um lugar de exceção para a presença de largos milhares de aves, não só de flamingos, mas de outras aves como pilritos, maçaricos, borrelhos, andorinhas-do-mar, pernilongos, alfaiates, etc. A escolha da ave recaiu no flamingo, que, embora não seja uma espécie autóctone e seja uma ave migratória, encontrou as condições favoráveis que a Ria oferece para se fixar, e por este motivo se tornou uma espécie emblemática e uma atração turística que origina muitas visitas à Ria. Possui um porte grande, com patas e pescoço compridos e um bico curto e grosso, com a ponta ligeiramente curvada para baixo, tornando-a assim uma ave que pode ser reconhecida a grande distância. Os trabalhos foram realizados por uma turma do 8.º Ano, de 28 alunos, cujas idades rondam os 13 anos, na disciplina de Educação Tecnológica, sob orientação da respetiva professora. Os alunos, principalmente as meninas, empenharam- se de forma positiva e desenvolveram o trabalho de maneira bastante diligente. Os vários trabalhos foram realizados em pares, com os respetivos registos fotográficos, tendo sido escolhido, pela turma, o trabalho que agora enviamos a concurso. Os materiais utilizados foram roupas usadas (maioritariamente algodão), papel para moldes, tesoura, cola, marcadores e ferro de passar. Os alunos trouxeram peças de roupa em fim de uso, tendo-se optado por umas calças de ganga e uma camisa para a base do trabalho, tecidos estes que pretendem representar os tons azulados da ria e do céu; os pedaços de tecido castanho que pretendem representar pilares de ancoragem utilizados por antigos moliceiros na recolha do moliço, foram retirados de uma blusa; para a representação do flamingo utilizámos tecido obtido de roupa de casa sem utilidade e para os elementos decorativos utilizámos um vestido de criança. Este trabalho permitiu dar a conhecer aos alunos mais informação sobre a região em que a escola está inserida, permitindo-lhes consolidar conteúdos lecionados na disciplina de Ciências Naturais e de Educação Tecnológica.