Escola EB 2,3 da Toutosa (Marco de Canaveses)
Escalão: 2º Escalão: 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário, Profissional e Superior
Aves que nos encantam
Idade:
12
Memória Descritiva:
Como já é habitual, a Escola Básica de Toutosa participa, mais uma vez, nos desafios promovidos pela Sara Trading, desta vez no desafio ”Aves em Tecido”.
O trabalho foi realizado pela turma 6.ºB sob a orientação da professora de Educação Visual, Manuela Reis.
A seleção da ave foi feita com base na pesquisa realizada pelos alunos sobre a biodiversidade da região de Marco de Canaveses, no âmbito da sua participação no desafio “Painel da Biodiversidade da Minha Terra”.
A partir da pesquisa realizada, cada aluno escolheu a ave que pretendia representar e fez o seu desenho numa folha A3, começando por desenhar a lápis de grafite a ave geral, aplicado a técnica de pintura a marcadores, lápis de cor e aguarela, para o colorir. Houve o cuidado de tentar manter a sua estrutura, forma, revestimento e cor da ave.
Posteriormente, numa outra folha A3 que serviu de suporte ao desenho final, cada aluno preparou o fundo do seu desenho, como por exemplo, uma montanha ou o ramo de uma árvore, recorrendo à colagem de tecido.
A partir do primeiro desenho fizeram moldes das várias estruturas do corpo da ave, nomeadamente, bico, asas, patas, cauda, entre outras. Esses moldes foram recortados e revestidos com tecidos usados, previamente selecionados. De seguida, procederam à montagem das peças em sobreposição, construindo a forma total e definitiva da ave em tecido.
Concluída a montagem da ave, a mesmo foi aplicada sobre a folha A3 do fundo, preparada anteriormente.
Durante as várias etapas, os alunos mostraram muito interesse e empenho, querendo sempre saber mais e acompanhando os trabalhos uns dos outros, num espírito de cooperação.
No final foi realizada uma exposição, no átrio da escola com todos os trabalhos elaborados para este concurso e fez-se a seleção do que representaria a nossa Escola neste desafio.
Este trabalho para além de ter permitido aos alunos conhecer melhor a biodiversidade da região, proporcionou-lhes o desenvolvimento de aptidões técnicas e manuais, e fomentou a criatividade e o sentido crítico.