Externato Marista de Lisboa (Lisboa)
Escalão: 2º Escalão: 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário, Profissional e Superior
Mãe Chapim
Idade:
16 e 17
Memória Descritiva:
Este projeto teve como objetivo a valorização da Natureza, em particular das aves da região de Lisboa.
Associando o tema do projeto com uma das unidades de estudo da disciplina de Inglês, «The World Around Us», foi apresentado a uma turma do 11º ano do curso de línguas e humanidades e artes visuais do Ensino Secundário o desafio, a personalização de um pedaço de tecido. Este desafio estendeu-se ao longo de todo o ano letivo permitindo aos alunos apropriaram-se da informação, dos materiais necessários, partilharem ideias e darem vida a um projeto inovador no âmbito da aprendizagem baseada em projetos.
A participação foi voluntária tendo registado a adesão da maioria dos alunos da turma. O projeto foi desenvolvido em grupo e organizado em diferentes fases de trabalho. Primeiramente uma fase de pesquisa na internet de aves na região de Lisboa, tendo sido selecionadas três: o pombo, o chapim e o pisco-de-peito-ruivo. Destas, os alunos elegeram o chapim real, conhecido cientificamente por Parus major, como personagem principal para o projeto.
Em seguida debateram-se ideias/propostas que, numa fase seguinte, concretizadas em desenho de esboço para selecionar a que melhor conseguia dar resposta ao pretendido.
Enquanto decorria esta fase, foi incentivada a colaboração de toda a comunidade educativa através da recolha de tecidos e retalhos. A iniciativa foi divulgada através do envio de um email a toda a comunidade escolar e foi ainda elaborado um banco para a recolha de tecidos que, prontamente, teve a participação da comunidade com a entrega de tecidos/roupa possíveis de reciclar.
Após a escolha da melhor proposta para o projeto foi planificada a sua apresentação numa folha de formato A3. Esta consistia na idealização de uma janela através da qual se poderia desfrutar a Natureza e a ave, chapim real com a sua família.
A área definida para a janela seria em diversos tecidos de ganga que alguns alunos recortaram em formato de pedra retangular.
Foram pensadas, desenhadas e selecionadas imagens da ave pretendida, chapim real, a colocar na janela. Seguidamente, os alunos recortaram os tecidos para compor as aves da mesma espécie.
Na fase final do projeto foram unidas as peças, costuradas, e elaborada a moldura da janela com o chapim real em contacto com o ambiente natural.
Conclusão
Ao longo do desenvolvimento de todo o projeto os alunos demonstraram sempre muito interesse e apresentaram ideias muito criativas, tendo sido uma experiência muito enriquecedora quer para os alunos quer para a professora.
Como o projeto foi iniciado ainda no 1º período, a interrupção devido ao confinamento não foi um impedimento para dar continuidade a todo o processo inicialmente pensado. Assim, foi possível a concretização do projeto que resultou na elaboração da janela com os vários chapins, enfatizando desta uma das aves característica da região de Lisboa.
Considero que a participação em projetos desta natureza são uma mais-valia para alunos, professores e escolas proporcionando uma aprendizagem efetiva com o desenvolvimento de diversas competências.