Escola EB 2,3 de Sande (Marco de Canaveses)
Escalão: 2º Escalão: 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário, Profissional e Superior
Aves em tecido - "O melro"
Idade:
11 anos
Memória Descritiva:
O desafio “Aves em Tecido” foi proposto pela coordenadora do programa do Eco-Escolas e a maioria dos alunos lançaram mãos à obra. “As aves em tecidos “ foram construídos nas aulas de Projeto e Cidadania e Desenvolvimento. Os trabalhos finais das turmas foram expostos nas vitrines do átrio na escola e foi selecionado um para submeter a concurso na plataforma Eco-Escolas.
O trabalho que a Escola E.B. 2,3 submete a concurso é o melro!
Num primeiro momento os alunos realizaram uma pesquisa sobre as aves mais comuns que habitam esta região do Tâmega e efetuaram uma pré-seleção das mesmas. De entre as espécies identificadas os alunos optaram por trabalhar com o melro-preto (turdus merula).
Uma vez identificada e selecionada a espécie a incluir no projeto, foi tempo de se definirem os materiais a usar na sua concretização. Na execução do projeto em questão, fez-se uso de materiais que haviam sido utilizados em projetos anteriores, como foi o caso do feltro (laranja), tecido preto, reaproveitado de uma peça de roupa (blusa) usada em fim de vida, papel reciclado, brilhante preto de um colar, cordões de uns sapatos e lantejoulas de uma camisola.
De depois de escolher os materiais, passou-se à concretização do projeto. O procedimento, foi o seguinte:
1º Cortou-se o molde do melro, transferiu-se para o tecido e cortou-se para ter uma base;
2º Cortou-se vários pedacinhos de tecido e fez-se muitas penas de vários tamanhos;
3º Colou-se as lentejoulas uma, dando forma assim às patinhas do melro;
4º Fez-se um bico laranja em feltro e recortou-se a cabeça, que se sobrepôs a todas as penas;
5º Colou-se as várias penas com cola branca, dando forma ao corpo do melro;
6º Colou-se a cabeça por cima das penas e colou-se um olho feito com feltro e um brilhante preto;
7º Com cordão de uns sapatos e umas flores de papel reciclado, enfeitou-se a folha onde se vai colocar o Melro.
8º Colou-se o melro numa folha A3 de papel reciclado.
O projeto proporcionou aos alunos aprofundar o sentido de pertença ao espaço que os rodeia, ao mesmo tempo que se trabalhou o vínculo à natureza e à necessidade urgente de a proteger. Simultaneamente, deu-se a possibilidade de os alunos conhecerem melhor a biodiversidade da região e as aves que vão povoando e visitando os espaços que rodeiam a escola, até porque este projeto articulou diretamente com um outro desenvolvido na turma, que consistiu na construção de dois comedouros/ bebedouros.
O pensamento crítico, a capacidade de análise e o trabalho colaborativo foram destrezas a privilegiar com este género de atividades conduzindo os alunos à promoção de aprendizagens ativas e ao desenvolvimento de uma cidadania ativa e participada.