Escola Secundária com 3.º Ciclo de Caneças (Odivelas)
Escalão: 2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior
Torre de Belém
Idade:
16 anos
Memória Descritiva:
Lisboa 2020- roupas usadas não estão acabadas, colagem.
Memória descritiva
Chamo-me Estela Alcaso tenho 16 anos.
O trabalho que eu fiz é da 3º edição Lisboa 2020-roupas usadas não estão acabadas, colagem. Num tamanho A3 representar uma imagem de Lisboa com colagem de tecido.
A imagem que eu escolhi foi uma paisagem da torre de Belém. Achei uma imagem bastante atrativa e é um dos pontos mais turísticos de Lisboa, mas difícil de representar em tecidos pois tem muitos pormenores.
Comecei por me guiar por uma imagem que tirei da net. Ao início comecei a fazer o desenho à mão, mas como tinha muitos pormenores acabei por copiar algumas coisas colocando a folha no ecrã do computador.
Depois de conseguir passar o desenho minimamente, fui à procura de tecidos velhos e que não precisava pela casa, encontrei bastantes, mas mesmo assim precisava de mais variedades de cores e do próprio tecido. Então fui até à casa da minha avó, pois ela tem lá imensas dessas coisas.
Trouxe os tecidos e as lãs que precisava.
Comecei por fazer o céu combinado vários tons de azul e vários tons do por do sol, tal como estava na imagem que me guiei.
Depois passei para a torre. Confesso que me deu imenso trabalho pois tem muitos pormenores e tinha que cortar pedaços de tecidos muito pequenos à medida do desenho, mas apesar de não ter conseguido fazer todos os pormenores penso que ficou percetível. No entanto, enquanto ia fazendo a torre também ia fazendo a ponte, pois algumas vezes a torre irritava-me.
Tive um pouco dificuldade de manusear a tesoura pois tinha que recortar coisas muito pequenas e tentar fazer os pormenores.
Na torre fui sempre colando tecidos separadamente aos poucos para ser mais fácil.
Depois passei a fazer o resto, como o mar a costa e a outra parte da costa do outro lado do rio.
Ao fazer a ponta recortei linhas de tecido finas e depois ia engrossando para fazer a forma das placas de madeira da ponte.
No fim fiz os pormenores da torre com lápis pastel, lápis de carvão e algum tecido, pois tornava-se um pouco complicada fazer os pormenores todos a tecido e também não tinha pedaços de linha assim tão fininhos.
Trabalho de Expressão Plástica, Curso Profissional Técnico de Apoio à infância, 10ºano.