Colégio Adventista de Oliveira do Douro (Vila Nova de Gaia)
Escalão: 1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo
Lisboa em tecido
Idade:
9/10
Memória Descritiva:
Criar com estilo | desafio criativo
“Lisboa em tecido”
Colégio Adventista de Oliveira do Douro (CAOD)
Trabalho realizado pela turma do 4º ano (1º escalão)
3º período, ano letivo 2019/2020
Orientado pela professora titular da turma - Célia de Abreu, com o apoio do professor de Expressão Plástica - Samuel de Abreu
Este ano letivo o Eco-escolas desafiou todas as escolas a reutilizar tecido, inspirando-se na capital portuguesa e representado um monumento, jardim, parque, etc. Subordinado ao tema “Lisboa em tecido”, este concurso serve para assinalar a eleição de Lisboa como a Capital Verde Europeia, em 2020.
Os 17 alunos do 4º ano do CAOD tem idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos.
Para iniciar o trabalho foi realizada uma pesquisa de imagens representativas da cidade de Lisboa e que, simultaneamente, permitissem fazer colagens com tecidos, de forma a que todos pudessem participar, de forma colaborativa. Depois de várias pesquisas e um processo de seleção, optou-se pela pintura de uma artista estrangeira, radicada na capital portuguesa: Martina Manyà, com o trabalho Lisboa by day.
Lisboa by day, de Martina Manyà
Depois da escolha da imagem, passamos à recolha de tecidos (provenientes de retalhos de desperdício de uma fábrica e de roupas estragadas) e à escolha das cores que mais se aproximavam das usadas pela artista. Os tecidos usados eram pedacinhos a que recorríamos para realizar outros trabalhos e mais alguns que, entretanto, conseguimos reunir.
O grupo decidiu realizar a colagem num suporte de cartão reutilizado (de uma embalagem de roupa de cama).
Foi imprimida uma cópia da pintura, ao tamanho pretendido (o tamanho do cartão) e feita a recolha dos restantes materiais necessários (cola, e fio de crochet). A impressão da pintura serviu para fazer de molde das diferentes peças.
A dificuldade em cortar tecido e colar foi muita, especialmente por envolverem peças tão pequenas e alguns tecidos terem maior espessura.
Devido ao confinamento e ao ensino à distância, no 3º período, a turma não pode terminar o trabalho, pelo que teve que ser a professora a concluir (nomeadamente, a colar na base e a fazer a moldura).
Fotografias em anexo:
• uma fotografia da elaboração do trabalho (alguns materiais usados);
https://reasd-my.sharepoint.com/:i:/g/personal/samuel_de_abreu_caod_pt/EY3LQL9RSqFFnTlS9CkfMDkB90tvltw7Odk9nqiiafnwLA?e=XNUJC9
• uma fotografia do trabalho concluído;
https://reasd-my.sharepoint.com/:i:/g/personal/samuel_de_abreu_caod_pt/Eez77EhDpP1PglJib7Op8XwB7Xhb3joGiyTmIHAjnZwpfA?e=49xFI1
• duas fotografias de pormenores (pormenor da palmeira e do castelo; perspetiva da espessura do tecido).
https://reasd-my.sharepoint.com/:i:/g/personal/samuel_de_abreu_caod_pt/Effw4c--J1BFh4BCo1ZoBqMBhJzRU_IawvRoz2BAIC23sg?e=q6bh1O
https://reasd-my.sharepoint.com/:i:/g/personal/samuel_de_abreu_caod_pt/Effw4c--J1BFh4BCo1ZoBqMBhJzRU_IawvRoz2BAIC23sg?e=q6bh1O