Externato Marista de Lisboa (Lisboa)

Escalão: 2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior

Lisboa sightseeing

Idade:

17 anos

Memória Descritiva:

Este projeto teve como objetivo realçar a eleição da cidade de Lisboa enquanto Capital Verde Europeia, que ocorreu este ano. Um projeto em que os tecidos ganham vida com motivos associados ao património cultural da cidade de Lisboa. Associando o tema do projeto com uma das unidades de estudo da disciplina de Inglês, «The World Around Us», foi apresentado aos alunos do 11º ano do Ensino Secundário o desafio, a “personalização de um pedaço de tecido”. Ao longo dos 2º e 3º períodos os alunos já tinham realizado um estudo aprofundado sobre temáticas relacionadas com problemas urbanos, nomeadamente na cidade de Lisboa, o que facilitou a concretização do projeto. A participação no projeto foi voluntária tendo registado a adesão de oito alunos. O projeto foi desenvolvido a pares em diferentes fases. Primeiramente uma fase de pesquisa na internet de símbolos, monumentos, escritores e personagens típicas de Lisboa, em que os alunos selecionaram dezasseis: Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Ponte 25 de Abril, Aqueduto das Águas livres, fachada de um prédio típico, elétrico, Fado, Fernando Pessoa, pastel de Belém, Sardinha, Santo António, manjerico, gaivotas, o rio Tejo, azulejos e a calçada portuguesa. Várias reuniões tiveram lugar para debate de ideias/propostas e que, numa fase seguinte, se organizaram em desenho de esboço para selecionar a que melhor conseguia dar resposta ao pretendido. Enquanto decorria esta fase, foi incentivada a colaboração de toda a comunidade educativa através da recolha de tecidos e retalhos. Foi elaborado um banco para a recolha de tecidos que, prontamente, teve a participação da comunidade com a entrega de materiais possíveis de reciclar. Após a escolha da melhor proposta para o projeto foi planificada a sua apresentação numa folha de formato A3. Esta consistia na idealização de uma janela com a decoração de símbolos/monumentos/personagens que identificassem a cidade de Lisboa. A área definida para a janela seria dividida em doze vidros e, consequentemente, colocada em cada um deles uma imagem. Foram selecionadas as doze imagens a colocar e entregues aos alunos os tecidos em quadrados de 10cmx10cm, área correspondente a cada vidro. Na fase final do projeto foram unidos os doze quadrados/vidros e elaborada a moldura da janela com tecido que identifica a calçada portuguesa. Conclusão Ao longo do desenvolvimento de todo o projeto os alunos demonstraram sempre muito interesse e apresentaram ideias muito criativas, tendo sido uma experiência muito enriquecedora quer para os alunos quer para a professora. Como o projeto foi iniciado no 2º período este sofreu uma interrupção forçada devido ao Covid-19 tendo o mesmo sido, na sua fase final, acompanhado à distância. Assim, a entrega de cada quadrado elaborado pelos alunos só foi possível após a reinício das aulas presenciais, o que permitiu a concretização do produto final com a elaboração da moldura da janela. Apesar da inesperada interrupção considera-se que a participação em projetos desta natureza são uma mais valia para os alunos, professores e escolas.