Escola Básica do Ave (Póvoa de Lanhoso)
Escalão: 1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo
Memória descritiva:
Depois de ter sido lançado o desafio Eco-Escolas, "A nossa floresta em tecido", dedicado ao carvalho alvarinho, a espécie autóctone da região da Escola Básica do Ave escolhida no conselho Eco-Escolas, logo começamos a planear o nosso trabalho. Esta foi uma forma de também homenagearmos uma velhinha árvore centenária que existe no nosso concelho, o Carvalho de Calvos.
O Carvalho de Calvos, situado na freguesia de Calvos, no concelho da Póvoa de Lanhoso, é classificado de interesse público e é considerado o mais antigo da Península Ibérica e o segundo mais velho da Europa. Com cerca de 600 anos é uma das atrações do nosso concelho, tem mais de 20 metros de altura e um tronco de quase 10 metros, são precisas várias pessoas para abraçar esta árvore centenária.
Para concretizarmos este desafio, pedimos ajuda às nossas mães e às nossas avós. As nossas mães ajudaram-nos a fazer o trabalho propriamente dito, uma das nossas avós deu-nos os restinhos dos tecidos e a outra ajudou-nos a procurar as bolotas e os bogalhos. Depois de recolhermos todos os materiais, começamos por fazer a base do trabalho, cortamos a toalha azul num pedaço de tamanho A3 e desfiamos as extremidades. Entretanto desenhamos os moldes nos tecidos e recortamos todos os elementos. Uma das nossas mães ajudou-nos a fazer o título, com a fita decorativa e com cola quente e de seguida colamos todos os elementos na base, como se fosse um puzzle. Para decorar o tronco da árvore partimos os bocadinhos da casca que tínhamos recolhido junto do próprio Carvalho de Calvos em pedacinhos mais pequenos e fomos colando no tronco, assim como os ramos, as bolotas e os bogalhos. Depois, com as missangas de madeira e com uma agulha e fio norte fizemos um fio que serviu para fazer a vedação da árvore. Por fim, para decorar o trabalho colamos as missangas e os pompons.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Um bocado de uma toalha de mesa azul para a base;
Um restinho de malha verde para a relva;
Um bocado de bombazina castanha de umas calças velhas para o tronco da árvore;
Um vestido velho, uma blusa e um pedaço de forro de um casaco, todos de cor verde, mas com três tonalidades diferentes, para as folhas;
Um pedacinho de feltro beje para a base da árvore;
Missangas de madeira castanha de uma bijuteria velha e fio norte para a vedação;
Fitas verdes decorativas para o título e para decoração;
Missangas e pompons verdes para decoração;
Cortiça, raminhos pequenos, bogalhos e bolotas do próprio Carvalho de Calvos.
Foi um trabalho muito engraçado e gostamos imenso de o fazer. Esperemos que gostem!
Trabalho elaborado por:
José Guilherme e Pedro – 4º Ano - Escola Básica do Ave