Escola EB 1/JI de S. Martinho da Cortiça (Arganil)
Escalão: 1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo
Memória descritiva:
No âmbito do projeto “Roupas Usadas não estão acabadas”, Centro Escolar São Martinho da Cortiça, apresenta a sua proposta referente à categoria – A Nossa Floresta em Tecido”, realizada pelos alunos do 1º ciclo (3ºano e 4ºano).
Após análise dos requisitos para a elaboração da nossa árvore, iniciamos uma pesquisa sobre as árvores da nossa região e selecionámos o Medronheiro (Arbutus unedo), que é uma árvore frutífera e ornamental, muito comum e o seu fruto – medronho, é utilizado para a produção de aguardente.
O nosso projeto intitulado – Salva o Medronheiro – caracteriza-se pela necessidade de informar e promover a plantação deste tipo de árvore do tipo arbustivo com ramos eretos, que brotam do tronco a partir de 0,50 metros do solo e que são também bastante espaçados entre si, as folhas persistentes de formato elíptico que assumem uma coloração verde-escura semelhante à do sobreiro, e também possuem um brilho ceroso na face superior.
As flores desta árvore da cor branca e amarelo claro são muito decorativas. Logo, ela é considerada uma planta ornamental. Além disso, o medronheiro produz frutos comestíveis, esféricos e carnudos, com sementes, revestidos de numerosas saliências piramidais. Do medronho, para além de poder ser comido em fresco, fazem-se imensos derivados, desde a geleia, doce, aguardente e licores.
A reutilização e reciclagem de têxteis e objetos fora de uso estiveram sempre presentes, sendo que a base é um aproveitamento de resto de cortinados no formato A3. O tronco e as folhas foram também elaborados a partir de pequenos retalhos de cortinados. As flores e os medronhos de outros tecidos. Os tecidos foram cedidos por a empresa Movialva (loja de móveis e decoração) de Arganil e pelos encarregados de educação.
Numa face inicial começou-se pelo recorte dos elementos pretendidos. Seguidamente à colagem dos elementos estruturais (tronco), depois as folhas, frutos e flores do nosso medronheiro atendendo às cores naturais da árvore, das folhas, flores e frutos.
Na fase seguinte decidimos destacar no lado inferior direito o fruto da nossa árvore – o medronho.
Como produto final obtivemos um cartaz de tecido, simples mas muito informativo, de modo a pudermos utilizar como meio de promoção para a plantação de medronheiros.
NOTA: Os nossos alunos participaram na plantação de medronheiros na área ardida da Serra do Açor – 21 de março de 2018.