Centro de Convívio IdosoAtivo da Casa do Povo de Água de Pena (Machico)
Escalão: 1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo
Memória descritiva:
“A minha Floresta em tecido” – “Uma árvore nativa da minha terra”
Memória Descritiva:
A árvore autóctone escolhida foi o loureiro da ilha da Madeira. Laurus novocanariensis é o nome pelo qual é conhecido cientificamente este loureiro. Pertence à família Lauraceae que integra o grupo da Laurisilva da Madeira. A típica espetada da madeira é feita com o caule do loureiro, “ o espeto” e as folhas são utilizadas para temperar a carne e outros pratos típicos.
Iniciou-se por fazer a seleção e recolha das roupas (calças e camisolas) tendo como critério as cores e tecidos de fácil manuseamento (terylene e algodão) para a concretização da árvore. No que se refere à base, o retângulo tamanho A3, a escolha foi um tecido em fim de vida, uma toalha de linho (criada através das fibras da planta do linho) tecida por antepassados de familiares de uma pessoa que integra o IdosoAtivo.
As técnicas utilizadas foram:
- recorte (tronco, folhas e flores)
- bordado/alinhavo (aplicação do tecido castanho na estrutura da árvore e do tecido verde - diferentes tonalidades das folhas, com o pormenor das nervuras em tecido e bordado madeira- ponto de corda- com restos de linhas castanhas, amarelas, brancas e verdes)
O loureiro representado está na época de floração. Escolhemos a floração pelo facto de termos notado aquando do estudo das árvores autóctones que a maioria das pessoas desconhecia a flor do loureiro. Fez-se pesquisas e selecionou-se fotos que evidenciavam estas flores. Para uma melhor visualização e conhecimento da flor, esta foi a escolhida para o pormenor, salientando-o numa “lupa”- reutilização de um envelope de plástico transparente.
Na concretização do “desafio criativo” interviram as pessoas que integram o IdosoAtivo, cada um pondo a render os seus talentos.
Centro de Convívio IdosoAtivo da Casa do Povo Água de Pena
Água de Pena, 30 de maio de 2018