Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire (Estarreja)
Escalão: 1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo
Memória descritiva:
Memória Descritiva
"A nossa Floresta em Tecido”,
Foi lançada a ideia na participação no concurso e desafio criativo " A nossa Floresta em Tecido”, ao grupo de alunos do 1º Ciclo da Escola Básica Padre Donaciano de Abreu Freire -, sob a orientação da Professora Judite Ferrão (responsável pelo clube). Estes mostraram grande entusiasmo na sugestão, mostrando logo grande iniciativa e sentido critico para o trabalho.
O Concelho de Estarreja possui uma extensa frente lagunar com a Ria de Aveiro (com um gradiente de proximidade em relação ao canal principal da Ria), concentrando diversos habitats recortados por múltiplos esteiros e valas num jogo de águas doces e salgadas que lhe conferem uma sublime beleza paisagística. Um mosaico de ambientes aquáticos e terrestres representados pelos Rios Antuã e Jardim, arrozais, o “Bocage” e campos agrícolas, em plena harmonia com habitats de transição, bem como uma das mais importantes
Existe uma rica e variada Flora, incluindo algumas espécies com maior representatividade no panorama nacional o - Carvalho.
Após uma reflexão e do posterior debate sobre as árvores nativas que identificam a região de Estarreja, (a nossa terra), o grupo considerou que a o Carvalho era a melhor árvore da nossa região.
Os alunos iniciaram com uma troca de ideias passando estas ideias para o papel. Cada aluno fez o registo gráfico, cromático da respetiva composição, como deveria ficar o carvalho em tecido, bem como a listagem do respetivo material que se poderia aplicar para além dos retalhos de tecido, para a execução” da composição " A nossa Floresta em Tecido”.
Apostou-se também na procura da criatividade e originalidade dos jovens de forma a potenciar a disseminação da mesma.
A base do tamanho A3 foi elaborada a partir de uma caixa de cartão, intuito da prática da reciclagem. Esta foi forrada com papel cavalinho A3. Sobre o papel cavalinho foi representado graficamente o Carvalho que foi revestido com pequenas folhas recortadas de vários tecidos de tons verde e castanhos onde o reaproveitamento de tecidos esteve sempre presente. Os mesmos foram cedidos pelos alunos e trazidos de casa. Estes tecidos, foram recortados, partindo de moldes/forma de folhas do Carvalho, elaborados pelos alunos.
As folhas em tecido foram colados numa composição harmoniosa para fazer a copa da árvore
- Carvalho.
O pormenor – Fruto Bolota e folha a respetiva folha foram executados com a técnica da modelagem em pasta de modelar, reaproveitamento desta, uma vez que os alunos estavam numa fase de experimentação desta técnica.
Alunos do 1º Ciclo da Escola Básica Padre Donaciano de Abreu Freire – Estarreja
A Coordenadora do Projeto Eco escola
Judite D´Assunção Saraiva Ferrão