Escola EB 2,3/S de Tarouca Dr. José Leite Vasconcelos (Tarouca)
Escalão: 1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo
Memória descritiva:
Material utilizado:
Calças de ganga ( folhas, base e tronco, perna da calça, revestimento do tronco com os passantes das calças);
Camisa (caixilho poster);
Capa de cortiça estragada (bolotas pequenas);
Linhas;
Agulhas;
Canetas;
Máquina sizzix (bolotas pequenas);
máquina de costura;
Tesoura;
Pistola de cola quente;
Cola UHU
Introdução
Os alunos do 3º ano da turma C iniciaram, desde o começo do ano letivo, a costura criativa, utilizando apenas tecidos e roupas velhas, reutilizando essencialmente a ganga. Tendo em conta as competências adquiridas nas aulas da AEC de Expressão Plástica, optou-se por esta turma serem os autores da peça, pois estavam mais adequada para este tipo de tarefas. A costura é uma atividade que ajuda as crianças no desenvolvimento da motricidade fina, na capacidade de concentração, criatividade e da autoestima. Aliada a todos estes benefícios aprendem que nem tudo o que está velho roto é para deitar fora, aprendem a reutilizar e a criar novas peças.
Metodologia
A árvore nativa escolhida foi o Carvalho, uma vez que no dia da Floresta Autóctone os alunos semearam bolotas, que mais tarde começaram a germinar e a crescer. Pesquisaram e exploraram esta espécie.
Os alunos escolheram o material a usar e desenharam os moldes na ganga, recortaram, bordaram, pintaram e colaram as folhas na copa e os passantes no tronco. Os arremates finais como o caixilho foram elaborados pela docente da AEC Expressão Plástica professora Dina Laranjo.