Escola EB1 de Viso (Figueira da Foz)
Escalão: 1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo
Memória descritiva:
Tendo como referência, o maior parque florestal junto à nossa cidade, a Serra da Boa Viagem, escolhemos o medronheiro (Arbustus unedo). Presentemente, temos ao nosso cuidado dois medronheiros que, no início do próximo ano letivo, serão replantados na nossa serra.
Os alunos do 4º ano realizaram trabalhos de pesquisa sobre a nossa floresta autóctone que apresentaram no Dia Mundial da Árvore e, assim, recolhemos algumas informações muito interessantes sobre esta planta de porte arbustivo ou arbóreo.
É uma espécie que tem a sua floração e frutificação pelo outono. As flores que vão dar origem aos frutos que surgem no outono só ficarão maduras no outono do ano seguinte. Assim, podem se ver, ao mesmo tempo, flores, frutos e folhas verdes.
O fruto, o medronho, de polpa carnuda e comestível, com pequeninas sementes, tem diferentes colorações: verde, amarelo, laranja e vermelho.
Outra particularidade, a existência da Borboleta do Medronheiro (Charaxes jasius), cuja lagarta se alimenta apenas desta planta.
Depois de recolhermos algumas peças de vestuário usadas e restos de tecidos que poderíamos reutilizar, estávamos prontos para deitar “mãos à obra”.
Numa bonita colina florida, enaltecendo a nossa bela Serra, procuramos representar o medronheiro com flores e frutos e um tronco irregular de cor castanha acinzentada. No detalhe, apresentamos um pequeno raminho composto por folhas verdes, as suas lindíssimas flores brancas rosadas e três medronhos de diferente coloração. Como remate final, não podia faltar a bonita Borboleta do Medronheiro, considerada a maior borboleta diurna da Europa.
Utilizamos predominantemente tecidos que foram cozidos e colados, restos de papel e algumas lãs.
Envolveram-se no trabalho alunos do 3º e 4º ano de escolaridade. O trabalho final foi também fotografado integrando o nosso Painel da Floresta.