Escola EB 2,3 Júdice Fialho (Portimão)
Escalão: 2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior
Memória descritiva:
No seguimento das atividades promovidas pelo Eco-Escolas, em aulas de Educação Cívica, e no âmbito da sensibilização para recolha de roupas usadas em bom estado destinadas a famílias carenciadas do nosso agrupamento, a instituições ou para serem depositadas no contentor Sarah, foi proposto a alunos de algumas turmas que refletissem sobre que outras utilidades poderiam elas ter (panos e pegas de cozinha, tapetes, sacos…)
Direcionados para o tema “Uma árvore nativa da minha terra”, concordaram que poderiam ser executados projetos mais artísticos. Na disciplina de Português, os alunos leram cuidadosamente o regulamento do desafio proposto, tiraram notas, expuseram dúvidas e propuseram árvores, tendo a escolha recaído na figueira comum (Ficus carica) largamente disseminada em todo o Algarve.
Realizadas pesquisas em pequenos grupos, em Apoio ao Estudo, e em entrevistas a familiares, concluiu-se que a sua importância foi reconhecida desde os tempos mais remotos, sendo as suas folhas e frutos utilizados na medicina e na culinária populares: as folhas utilizadas em chás, por conterem elevadas quantidades de insulina natural, combatem a diabetes e reduzem os triglicéridos, enquanto os figos, fontes de ferro e cálcio, ricos em antioxidantes, ajudam também a controlar a pressão arterial, são suavemente laxantes, auxiliam na azia e, usados em xaropes, nas afeções da garganta. Muito usados na culinária tradicional, são usados em fresco ou secos, na confeção de compotas, bolos, aguardentes e vinagres e, atualmente em deliciosas saladas, acompanhando queijos e presuntos e até na moderna culinária gourmet.
Com o auxílio de 2 professoras de Educação Visual de diferentes níveis, elaboraram esboços de árvores, folhas e frutos que foram combinados de diferentes formas.
Selecionado o projeto definitivo, passou-se à recolha e seleção de pedaços de tecido provenientes de peças de roupas mais estragadas, o que obrigou a reformulações no projeto. Os restantes materiais utilizados foram uma flanela velha e algo esburacada proveniente de um cortinado da escola para a base, cortiça e cola para a árvore, linhas para cozer os pedaços de tecido e fios de lã de trabalhos anteriores para destaques.
A execução final foi realizada por um grupo de alunos com necessidades educativas que também frequentam um espaço específico para o desenvolvimento de competências. O projeto desenrolou-se ao longo de 2 meses, os benefícios que nos traz a figueira ficaram mais vivas na nossa memória e todos concordamos que o “quadro” ficou lindo!