Escola Básica São João de Deus (Montemor-o-Novo)
Escalão: 2º Escalão: a partir do 2º ciclo até ao ensino superior
Memória descritiva:
A Escola Básica S. João de Deus de Montemor-o-Novo, como Eco Escola que é, tem por norma reutilizar materiais nos trabalhos e atividades que desenvolve com os seus alunos, um modelo que se pretende incutir em toda a comunidade escolar.
A participação no concurso “ A minha Floresta em tecido“, foi mais um incentivo para a prática de boas atitudes ambientais, visando a educação para cidadania e a sustentabilidade de recursos.
Os alunos do Ateliê da Costura , inserido no Projeto INCLUSIVAmente da Escola Básica 2, 3 de S. João de Deus de Montemor-o-Novo, participam no projeto “Roupas usadas não estão acabadas”, aceitando o desafio, mediante a criação de um quadro , com a orientação e ajuda da professora Ernestina Coelho do ateliê, em articulação com o programa Eco Escola e a respetiva coordenadora, Ana Rosa Bravo. Estes alunos que frequentam o ateliê são alunos com necessidades educativas especiais.
Depois de desenvolverem o projeto, o trabalho escolhido para representar a nossa escola foi o Sobreiro, também denominado Chaparro, uma árvore que faz parte integrante da nossa região e das nossas planícies, produzindo largas sombras para o gado e seus pastores.
O Montado permite combinar dois objetivos importantes na região a produção agro-pastoril e conservação do ecossistema. Além da cortiça, o sobreiro dá um fruto que é a bolota, sendo já muito utilizada na gastronomia local.
Todos os anos se comemora no concelho de Montemor-o-Novo a Semana (gastronómica) da Bolota e a Festa da Bolota na Herdade do Freixo do Meio.
A base do trabalho é tecido de juta reutilizado, com emprego de restos de tecido de cortiça nasceu o tronco, com outros tecidos trazidos pelos alunos que foram enrolados armaram os ramos e a aplicação de pequenos rolinhos de lãs, uma fibra natural retirada das ovelhas, arquitetou a copa. O Sol, um elemento sempre presente no montado, espreitando por entre os sobreiros foi executado com pompom de lã nas cores quentes que simbolizam o calor.Ao mesmo tempo a representação de uma papoila a vermelho e de um malmequer a amarelo, flores também presentes no campo.
As aplicações foram todas executadas com recurso a pontos bordados e de costura .