Escola EB1 de Pinheiral (Guimarães)

Escalão: 1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo

Memória descritiva:

Começamos por solicitar aos alunos de Educação Especial da EB do Pinheiral, a elaboração de desenhos sobre uma árvore típica da região devidamente enquadrada na paisagem, que conseguissem identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na região. Tentamos que a imagem do trabalho fosse simultaneamente, simples e apelativa. Assim, depois de uma chuva de ideias optou-se por representar um limoeiro, ervas, andorinhas, flores, cogumelos, nuvens, um cata-vento e um papagaio. A técnica escolhida para a elaboração do trabalho pretendeu ser adequada às capacidades dos alunos, consistindo basicamente no recorte, colagem e costura dos tecidos. Os materiais utilizados para a execução do trabalho foram: restos de diferentes tecidos, tesouras, renda, agulhas, linhas e cola. -As andorinhas, as ervas, as flores e os cogumelos representados visam despertar a comunidade para a importância das florestas, das diferentes espécies e para a sua preservação, uma vez que a nossa escola se encontra integrada, ainda, num contexto ambiental privilegiado. -O limoeiro intenta alertar para a necessidade de se preservar uma árvore típica da região e para a imprescindível reflorestação das florestas portuguesas. -O cata-vento que é um dispositivo que aproveita a energia dos ventos (eólica) tenciona despertar para a imperiosa necessidade de se usarem energias alternativas. -O papagaio é um brinquedo antigo, que deve ser preservado, permitindo um contacto direto com a Natureza. Com este trabalho pretendemos despertar a comunidade local para algumas iniciativas/medidas que todos podemos tomar de forma a melhorar a saúde do nosso Planeta.