Escola EB1/PE da Ribeira Brava (Ribeira Brava)
Escalão: 1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo
Memória descritiva:
O presente cartaz surge no âmbito do Projeto Eco-escolas, cujo desafio foi criar um cartaz que ilustrasse uma árvore característica da região que envolve a escola.
Após um estudo, realizado com os alunos e educadora, sobre as árvores mais comuns desta região optámos pelo Dragoeiro. Esta árvore possui o nome científico: Dracaena draco subsp. Draco, provém da família: Asparagaceae (Agavaceae) e é encontrado na região da Macaronésia (Madeira, Canárias, Açores e Cabo Verde).
A seiva avermelhada, conhecida como sangue de dragão, deu nome a esta árvore e por isso ficou a ser o Dragoeiro. É uma árvore pequena a média, até 20 m de altura, de caule simples, liso e de cor cinzento-esbranquiçada; ramificação dicotómica. Folhas grandes, estreitas e longas (até 60 cm de comprimento), verde-acinzentadas, com uma base larga, de cor alaranjada a acastanhada, com flores brancas, fragrantes, dispostas em grandes inflorescências terminais e ramificadas. As bagas são globosas, carnudas, amarelo-alaranjadas com 1-1,5 cm de diâmetro.
Os materiais usados para a elaboração deste trabalho, seguem as orientações dadas no regulamento, e assim, usaram-se sobras de tecidos doados por uma empresa de confeção de batas e uniformes da região. As crianças, com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos, colaboraram no corte dos tecidos e na sua colagem na cartolina.