Escola EB1/PE do Jardim da Serra (Câmara de Lobos)
Escalão: 1º Escalão: jardins de Infância e escolas do 1º ciclo
Memória descritiva:
“Uma árvore nativa da minha terra”
Memória descritiva
Responsáveis pela escolha da árvore, pela recolha e seleção dos materiais: alunos do 4º ano e professora Cristina Pestana.
Tamanho: tamanho A3, orientação vertical
Materiais usados: tecido de duas camisolas (azul do fundo e amarelo da taça), tecido do forro de um vestido (“contracapa” do trabalho), tecido de uma almofada (folhas de louro), trapilho (paus de louro e cobra); naperon de ponto cruz (letreiro), linhas de costura, linhas de croché, missangas (bagas de louro), esponja de almofada (madre louro), molas de costura (olho da cobra e aplicação da joaninha).
Motivo da escolha dos materiais: cores, características dos tecidos e outros materiais.
Árvore autóctone representada: loureiro.
Razão da escolha da árvore: representa a floresta Laurissilva, característica da ilha da Madeira e abundante na zona envolvente da escola.
Motivos da escolha do desenho: após a análise de textos e vídeos sobre a árvore, o símbolo das farmácias foi sugerido tendo em conta os incríveis benefícios para a saúde, dos diferentes constituintes do loureiro.
Motivo da cor de fundo do trabalho: dadas as espantosas utilizações possíveis, consideramos o loureiro “ouro sobre azul”, para a saúde e bem estar.
Detalhes da árvore, representados no trabalho:
Parte da planta- Características
Folhas-São muito aromáticas, utilizadas na culinária e para fins medicinais com o intuito de curar ou aliviar a má digestão, debilidades estomacais, gases, nevralgias, cólicas abdominais, diabetes, reumatismo, amenorreia, feridas e úlceras, fraqueza neuromuscular, dispepsias e anúria.
O mirceno, é um componente dos óleos essenciais extraídos das folhas de louro, e é usado em perfumaria.
Um prato de folhas de louro é um ótimo repelente de insetos, pois contêm ácido láurico.
O óleo de folha de louro é um tónico para o cabelo que combate eficazmente a caspa e queda de cabelo.
Chá de folhas de louro na hora de dormir induz a um sono adequado e de mais qualidade.
Pau de louro - Rebentos novos usados nas típicas espetadas madeirenses.
Bagas de louro -Utilizado para a produção do azeite de louro, que é bom depurativo do sangue, cicatrizante de lesões internas e externas. Também é usado para fricionar as articulações com o objetivo de diminuir as dores reumáticas. São-lhe atribuídas propriedades anti-inflamatórias.
Madre louro - Galhas provocadas por um fungo parasita específico, que surgem nos loureiros mais velhos. Da maceração das cecídoas em aguardente resulta um remédio muito popular na Madeira pelos seus benefícios no controlo de hemorragias uterinas, no combate ao reumatismo e no uso como tónico.
Técnicas utilizadas: recorte, costura manual, croché, ponto de cruz.
Pormenor: aplicação de uma joaninha por ser representativa da agricultura biológica e considerarmos que a qualidade da planta depende do tipo de agricultura envolvente.
Responsáveis pela confeção: alunos do 4º ano e professora Cristina Pestana.
Tempo de execução: aproximadamente dois meses.