Escola Sec. Prof. José Augusto Lucas (antiga Escola Sec. de Linda-a-Velha) (OEIRAS)
Escalão: 2.º e 3.º Ciclos
Memória descritiva:
Programa Eco-Escolas
Ano letivo 2015 /2016
Escola Sec. Prº José Augusto Lucas (antiga Secundária de Linda-a-Velha)
Projeto Roupas Usadas não estão acabadas
Concurso saco para compras
Memória Descritiva
Este desafio consistia na criação de um saco para compras construído com tecidos provenientes de peças de roupa em fim de vida. Os alunos deveriam criar o saco mais original, recorrendo às técnicas que considerassem mais adequadas, estando autorizada a utilização de outros materiais recicláveis desde que não ultrapassem 20% da constituição da peça.
Desde que foi lançado este desafio houve por parte dos alunos interesse e muitas ideias para a sua concretização. Foram escolhidas roupas em fim de vida lisas (sem padrões) que permitissem uma posterior pintura com tintas para tecido. Contudo fomos depois informados que os tecidos a utilizar eram enviados pelo projeto “Roupas usadas não estão acabadas” tendo posteriormente chegado à escola um saco com restos de tecidos, todos muito pequenos e a maioria com padrão o que tornou impossível a implementação de qualquer um dos nossos projectos.
Posto isto tudo teve de ser repensado. Como os tecidos enviados eram muito pequenos, com bastante elasticidade, foi necessário arranjar uma base mais rígida que servisse de estrutura. Na confecção do saco foram usados os seguintes materiais: uma rede plástica reutilizada de outros trabalhos, onde se montaram os pequenos tecidos enviados pelo projeto. No saco estão implementadas duas propostas de concretização diferente, que foram elaboradas por um grupo de alunos voluntários do 8ºano, com a orientação da professora Conceição Baptista.
O resultado final pode observar-se nas fotos em anexo. O conceito que se passou aos alunos que participaram no projeto foi ao “reutilizarmos estamos a ajudar o planeta, estamos a ajudar os outros e a nós próprios”.
A Coordenadora do programa Eco-Escolas e a docente Conceição Baptista, apresentaram o saco ao Conselho Eco-Escolas realizado em Junho e pediram sugestões para melhorarem se fosse necessário. Após ser aprovado por todos os presentes no Conselho Eco-Escola, foi proposto e divulgado à comunidade escolar e posteriormente enviado a concurso.
Linda-a-Velha, 15 de junho de 2016
A Coordenadora: Maria Laura Borges Rodrigues