Centro de Convívio da Casa do Povo de Água de Pena (Machico)
Escalão: Pré-Escolar e 1.º Ciclo
Memória descritiva:
Roupas usadas não estão acabadas
Criar com estilo | um saco para compras
Ao concretizar este projeto pretendíamos destacar a importância da reutilização e reciclagem de roupa em “fim de vida”. Conseguimos promover a reutilização de roupa fora de uso e criar um interação entre a comunidade da instituição e a comunidade local.
Este desafio criativo consistiu em criar um saco de compras com tecidos provenientes de peças inutilizadas. As peças de roupas recolhidas foram selecionadas e encaminhadas para este desafio. As restantes peças recolhidas que apresentavam boa qualidade de uso foram reencaminhadas para reutilização.
Reciclamos várias peças de ganga e de outros têxteis.
Na peça selecionada para o concurso usamos vários quadrados de calças de ganga e tiras às riscas de uma camisa de linho.
A peça foi elaborada com o apoio de vários formandos. Foi necessário cortar os quadrados das calças, alinhavar e unir na máquina de costura. As alças são tiras das calças e um dos bolsos laterais também. O outro bolso lateral foi executado com linho, assim como, o mini bolso com lapela num dos lados do saco. Destaca-se o lado do saco com as letras ECO BAG, recortadas no linho e bordadas com pontos tradicionais do bordado madeira à peça de ganga. As flores em ganga foram recortadas de uma peça de ganga pré preparada com cola branca para endurecer e coladas ao saco.
Preparamos um saco esteticamente bonito mas prático e repleto de utilidades. Dois bolsos laterais, um mini bolso num lado que poderá servir para um porta-moedas, ou mesmo, o cartão do supermercado. E ainda no interior um circulo (roda de umas calças) para apoiar o transporte de garrafas.