Escola Secundária Augusto Cabrita (Barreiro)
Escalão: Ensino Secundário, Profissional e Superior
Memória descritiva:
Escola Secundária Augusto Cabrita
Projecto | Roupas usadas não estão acabadas
Desafio | Criar com estilo | um saco para compras
Memória Descritiva
“Criar o teu saco para compras” é o desafio do projeto “Roupas Usadas não estão acabadas” proposto pelo Programa Eco-escolas e a H Sarah-Trading. Pretendia-se a criação de um saco para compras construído com os resíduos provenientes da indústria têxtil fornecidos pela H Sarah-Trading às escolas.
Para a participação neste projeto as professoras Conceição Correia e Sandra Duarte propuseram à turma do Curso Profissional Técnico de Design de Moda, do 11º ano, a elaboração de uma unidade de trabalho que visa-se a criação e conceção de acessórios de moda no âmbito da disciplina de Design de Moda e da disciplina de Tecnologias Produtivas.
A unidade de trabalho proposta, na disciplina de Design de Moda, consistiu na elaboração de um portfólio. Nesse portfólio foi apresentada uma colagem de imagens de pesquisa de sacos já existentes, nomeadamente reciclados. Depois de elaborada a pesquisa, foram realizados estudos de ideias para o saco. Das várias ideias propostas pelas alunas foi feita uma interpretação de cada ideia, resultando uma peça final que pretende ser a síntese de todas as ideias propostas. Incluindo-se, deste modo, algumas das intenções das várias ideias, com a realização de tecidos a partir dos retalhos e sobreposição de tecidos, a aparte da frente do saco é composta por uma composição de tecidos em espiga, criamos assim um padrão, na parte de traz do saco criamos um padrão aos retângulos e quadrados. Aplicamos também alguns bolsos na parte da frente de decoração e nas laterais também colocamos em cada lateral um bolsos que poderá guardar para uma garrafa de água, telemóvel, chaves, etc…, tentamos salientar as sobreposições de tecidos para dar resistência e assim adaptar os tecidos fornecidos pela H Sarah-Trading à ideia final.
Definido o saco a realizar, este foi confecionadas no âmbito da disciplina de Tecnologias Produtivas. Para a confeção, começamos pela realização de moldes em papel vegetal devido à complexidade do tecido ser flexível, assim fomos juntando todos os moldes alinhavados ao tecido aplicando a técnica do patchwork, na parte da frente o tecido em espiga e a parte de trás com quadrados e retângulos, assim o saco começou a tomar forma, aplicamos as laterais do mesmo modo, por fim colocamos os bolsos e uma alça par levar ao ombro ou na mão. Os tecidos utilizados foram somente os fornecidos pela H Sarah-Trading. Sendo necessário, para além dos tecidos, apenas linha de alinhavo e para coser.