Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
Escalão: Pré-Escolar e 1.º Ciclo
Memória descritiva:
1.1 – Como foi realizado o trabalho
No âmbito do projeto “Roupas Usadas não estão acabadas”, o Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil, apresenta a sua proposta referente à criação de um saco de compras.
Após análise dos materiais dispensados pela H. Sarah – Trading, Lda., os alunos do 2º ano elaboraram um esboço de um saco de compras, tendo como base o conceito vintage - anos 60, porque os materiais nos fizeram fazer uma pesquisa na história da moda.
O nosso projeto intitulado – saco vintage – caracteriza-se pela necessidade de informar e promover a reutilização e reciclagem de têxteis e motivar os alunos para a criação artística de novos objetos.
Numa face inicial começou-se pelo desenho dos elementos estruturais e decorativos do nosso saco em papel de cenário e respetivo recorte. Seguidamente foi feito o preenchimento do mesmo com o material selecionado para a construção do saco e respeitando os desenhos elaborados para a decoração do mesmo.
Na fase seguinte foi necessário unir todos os elementos, tendo sido utilizado a máquina de costura (ganha no concurso do ano anterior), com o ponto alinhavo e o ponto em zigue zague, de acordo com a função e caraterística do tecido.
1.2 – Materiais utilizados
Os materiais utilizados na confeção do saco de compras foram-nos facultados pela H. Sarah – Trading, Lda. Trata-se de um tecido de algodão de fundo azul escuro liso e outro decorado com pintinhas brancas e patas de animal.
Para além dos tecidos descritos, utilizaram-se linhas e um botão.
1.3 – Autores
Alunos da turma do 2ºA da Escola Básica nº1 de Arganil, num total de 20 alunos, orientados nesta tarefa pela docente Maria Isabel Simões e por uma encarregada de educação da turma.
1.4 – Descrição da peça apresentada
O nosso projeto intitulado – saco vintage – caracteriza-se pela necessidade de informar e promover a reutilização e reciclagem de têxteis e motivar os alunos para a criação artística de novos objetos.
De forma a dar maior utilidade ao nosso saco, ele apresenta três formas distintas:
• Um pequeno saco que poderá servir como meio de transporte e armazenamento do nosso saco de compras, ou como um pequeno saco de compras;
• O nosso saco de compras que poderá ser utilizado como mala com uma bolsa externa para armazenamento de carteira ou telemóvel;
• Ou poderá ser utilizado como saco de compras, propriamente dito.
Como produto final obtivemos dois sacos de compras/mala vintage. Para além da componente visual agradável, frisámos a importância de utilizarmos sacos recicláveis nas nossas compras.