Escola EB 2,3 Prof. Noronha Feio (Oeiras)
Escalão: 2.º e 3.º Ciclos
Memória descritiva:
Com o objectivo de participar no concurso "Roupas usadas não estão acabadas - Criar com estilo um saco para compras", foram elaborados com resíduos provenientes da Indústria Têxtil e fornecidos pela H Sarah Trading, dois sacos para compras tendo em conta as necessidades modernas e uma perspectiva ecológica de aproveitamento de matérias primas, bem como de poupança. Neste processo, foram utilizados os seguintes materiais: Resíduos têxteis fornecidos pela entidade promotora, outros resíduos têxteis recolhidos pelos alunos, tintas acrílicas, cola, marcadores, pincéis, tesoura, lápis, fecho de costura e molas, materiais recicláveis e elásticos. Neste desafio participaram as turmas A e B do 8º ano de Escolaridade, que tiveram a seu cargo o estudo e projecto dos sacos, escolha e selecção de materiais e respectiva concretização, sob a orientação da Professora Maria Margarida Baptista Coelho. Conciliando os objectivos e metas da realização deste projecto, inseriu-se no âmbito do trabalho de grupo uma perspectiva ecológica e de racionalização, bem como de aproveitamento e reciclagem de matérias primas. A sensibilização dos jovens para as questões ambientais e de consumo constituiu um dos passos importantes da personalização deste projecto como uma ideia totalmente ecológica, demonstrando que é possível reciclar e aproveitar matérias para criar bens e utensílios de uso diário, restringindo o consumo de bens poluentes como o plástico. Neste sentido foram criados dois sacos multi-funcionais que tanto podem ser utilizados para ir às compras, como para ir para a praia, ou até para utilizar em viagens. O processo teve várias etapas, começando com os desenhos e esboços dos diversos projectos, selecção das melhores ideias, escolha de materiais e respectiva execução. Com este projecto promoveu-se também a ideia do design ecológico, agregando num único objecto o valor funcional, simbólico e estético, demonstrando que é possível criar e inovar com custos baixos. Este projecto constituiu um sucesso não só em relação à participação e empenho dos alunos, mas sobretudo devido à consolidação de uma atitude ecológica e inovadora.