EBI/JI de Pias (Serpa)
Escalão: 2.º e 3.º Ciclos
Memória descritiva:
Saco Green Apple
A turma P.I.E.F. da Escola Básica de Pias (Agrupamento nº1 de Serpa) é composta maioritariamente por alunos de etnia cigana. As alunas que a integram têm um grande interesse por moda e têm uma forma muito particular de vestir e de usar acessórios, quebrando regras e a monotonia.
O desafio foi, por isso, proposto a esta turma, esperando que a originalidade desta etnia e do próprio Alentejo fossem expressos nos modelos criados.
“O Design” foi o ponto de partida para a participação da turma no concurso “Roupa usada, não está acabada”. Passou-se também por uma pesquisa acerca dos sacos de retalhos usados tradicionalmente no Alentejo.
Deu-se início à motivação para a realização do projecto sendo analisadas fotos recentes e antigas.
Os alunos abriram o saco de tecidos enviado para a escola e ficaram um tanto receosos por encontrarem apenas rolos de tiras de tecidos. Miraram e “remiraram” e, de seguida, os alunos desenharam vários esboços.
Dos trabalhos obtidos, foi selecionado um esboço que se passou a concretizar.
Este esboço, segundo os seus autores, inspirou-se nos grandes sacos usados pelos ciganos como recolectores, nos sacos de retalhos alentejanos e no tema Alimentação, abordado no âmbito do Eco Escolas e do PES.
Foi ainda escolhida a modelo que o iria apresentar, de entre as alunas da turma, com altura suficiente para usar tal complemento.
Foram feitas medições e cosidas tiras umas nas outras de modo a construir os tecidos necessários.
Posteriormente foi armado o modelo de saco faltando as asas. Após várias tentativas estas foram igualmente construídas com tiras de tecido cosidas umas nas outras e aplicadas no saco.
Foi aplicada uma maçã verde, a nossa green apple, de modo a realçar as pequenas maçãs que são o elemento decorativo de um dos tipos de tiras de tecido usado e constituir igualmente um elemento decorativo do próprio saco. Esta maçã procura, igualmente, apelar à utilização da fruta como elemento essencial para uma alimentação saudável e base também da dieta mediterrânica.
A própria construção do saco foi um pretexto para a abordagem da temática alimentação, de forma transversal, no currículo da turma e no projecto de formação dos alunos envolvidos.