Escola EB 2,3 Virgínia Moura (Guimarães)
Escalão: 2.º e 3.º Ciclos
Memória descritiva:
Após reunião do Conselho Eco-Escolas, um dos os representantes dos alunos solicitou ao professor coordenador a inscrição da escola neste projeto. Ciente de que a nossa escola não poderia participar no Desafio 1- Recolha com estilo | recolha de roupas calçado e brinquedos – pois já se encontrava a fazer recolha de roupa, em parceria com a Associação Humana, e a dinamizar a "Loja Solidária"- onde são entregues roupas para posterior distribuição na comunidade escolar, entramos em contacto convosco telefonicamente, pedindo autorização para participar apenas no 2º desafio- Roupas Usadas Não Estão Acabadas, autorização essa, que felizmente me foi concedida.
Este desafio consistiu na criação de um saco para compras construído com pedaços de tecido com várias cores, tamanhos e texturas, provenientes da indústria têxtil, fornecidos pela H SARAH Trading.
Os alunos após a seleção dos tecidos, procederam à planificação e à execução do sacos de compras com o apoio das professoras de Artes Visuais e de Educação Visual.
O saco de compras selecionado foi elaborado por uma aluna do oitavo ano de escolaridade.
O saco de 40 x 40 cm exibe na parte frontal, duas flores, uma flor com seis pétalas com um botão no centro, e uma outra feita com cinco botões. Apresenta também Um triângulo, um losango com um botão e mais quatro botões dispostos de uma forma mais ou menos aleatória.
Na parte de trás, o saco mostra um bolso com um pequeno laço que fecha com 2 cm de velcro e apresenta quatro letras que formam o nome da aluna que elaborou o saco. Todos os padrões foram criados com os tecidos recebidos.